sábado, 1 de outubro de 2016

Aglomerado estelar das Plêiades...

Também conhecido como Sete Irmãs e M45, é um aglomerado aberto de estrelas, que pode ser observado no hemisfério norte, fica a uma distância do nosso planeta em aproximadamente 400 anos-luz, rumo a constelação do Touro.

É acreditado que seja o aglomerado de estrelas mais famoso e conhecido no céu; pois pode ser avistado a olho nu, sem a necessidade de uso de binóculos e até mesmo pode ser visto estando em uma cidade com poluição luminosa.

Esse aglomerado, é composto de diversas estrelas brilhantes e quentes, que foram geradas simultaneamente no interior de uma grande nuvem de poeira interestelar e gás.

A névoa azul presente, é pelo fato da poeira fina ainda se manter, e assim, favorecendo o reflexo azul da luz das estrelas.

Na observação:

A versão mais atual, é que a olho nu se observa apenas seis estrela, pois uma delas, sendo uma das mais brilhante desaparece no aglomerado. Na verdade é que a quantidade de Plêiades visíveis, pode ser em torno de até sete, mas isso vai depender do local onde está o observador, ou seja, da escuridão do céu ao seu redor e também se a visão do observador for boa.

A imagem abaixo, levou mais de 12 horas para ser capturada.

Fonte:
https://www.nasa.gov
http://postagenszm.blogspot.com.br
https://translate.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário