domingo, 2 de outubro de 2016

A missão Rosetta chega ao seu final...

Após uma viagem de mais de dez anos a partir do seu lançamento na Guina Francesa; no dia 30 de setembro de 2016, a missão chegou ao seu final.


A resolução de encerrar a missão na superfície do cometa, foi pelo fato que Rosetta e o cometa iriam se mover além da órbita do planeta Júpiter outra vez, mais distante do Sol, do que Rosetta já tinha ido anteriormente, e não havia mais energia suficiente para continuar seu propósito.

E com a decisão tomada, Rosetta foi programada para um pouso forçado sem grande impacto na superfície do cometa, e sendo assim, a sonda encerrou sua transmissão às 11:19 GMT, e no horário de Brasília em torno das 8h00.

                                                          Animação: ESA

O gerente da missão, Patrick Martin da Esa disse, "Eu posso anunciar  o completo sucesso dessa descida histórica de Rosetta em direção ao Cometa 67P".

Em sua descida Rosetta ainda transmitiu dados e capturou imagens, através da câmera grande angular OSIRIS , que estava a bordo da sonda. A imagem que você pode observar abaixo, é de uma altitude de aproximadamente 20 metros (66 pés), pouco antes do impacto.


O diretor geral da Agência Espacial Europeia (ESA), Johann-Dietrich Wörner, falou "Rosetta entrou nos livros de história, mais uma vez" e continuou... "Hoje celebramos o sucesso de uma missão para mudar o jogo, que superou todos os nossos sonhos e expectativas, e que continua o legado de "primeiros"em cometas da ESA".

Objetivo da missão, é descobrir a origem e a evolução do Sistema Solar, pois o cometa tem materiais mais primitivos e podem comprovar a tese de que os cometas foram fundamentais para o surgimento de vida na Terra. E tem por expectativa esclarecimentos sobre a formação do universo.

Segundo os cientistas, todos os registros colhidos do cometa nesses últimos 2 anos dessa missão, ainda haverá muito o que ser estudado por décadas.

Sobre a missão, clique nos links:
http://postagenszm.blogspot.com.br/2014/11/missao-rosetta.html
http://postagenszm.blogspot.com.br/2014/12/continua-ainda-o-misterio-da-agua.html
http://postagenszm.blogspot.com.br/2016/04/imagem-em-alta-resolucao-do-cometa-67p.html
http://postagenszm.blogspot.com.br/2015/08/rosetta-e-o-cometa.html
http://postagenszm.blogspot.com.br/2015/11/molecula-de-oxigenio-encontrada-pela.html
http://postagenszm.blogspot.com.br/2015/08/sonda-rosetta-vai-perto-do-sol-no-cometa.html
http://postagenszm.blogspot.com.br/2016/01/philae-nao-da-sinal-de-vida.html
http://postagenszm.blogspot.com.br/2015/11/jatos-da-superficie-do-cometa.html
http://postagenszm.blogspot.com.br/2015/07/rosetta-detecta-pontos-e-buracos-de.html
http://postagenszm.blogspot.com.br/2015/12/nova-imagem-do-cometa-67p-churyumov.html

Fonte:
http://rosetta.esa.int
http://www.nasa.gov
http://postagenszm.blogspot.com.br
https://translate.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário