terça-feira, 30 de junho de 2015

31 de junho de 2015, tem a Lua azul...

Esse fenômeno ocorre de dois em dois anos, e é quando a lua cheia acontece duas vezes em um mesmo mês, e a segunda Lua, recebe esse nome de Lua azul, apesar de não ter aparência azul, pode acontecer de ter brilho azulado por causa das circunstâncias atmosféricas.

* As quatro fases da lua: lua nova, lua crescente, lua cheia e minguante da lua, ocorre em um período de 29 dias, então isso dá a possibilidade de ter a segunda lua cheia em um mês.

Fonte:
https://pt.wikipedia.org
http://www.abril.com.br

Conjunção dos planetas Júpiter e Vênus...

Ontem, dia 29 de junho de 2015, os planetas Júpiter e Vênus estabeleceram uma conjunção, e a Nutróloga Dra. Milena Marques, fotografou no céu da cidade de Campinas - SP (Brasil), e nos enviou as imagens, vale a pena conferir!






Hoje também será possível ser observado (ver matéria no blog ZM. do dia 25 de junho de 2015).

segunda-feira, 29 de junho de 2015

SpaceX Falcon 9 explode em lançamento...


A nave cargueira não tripulada, SpaceX Falcon 9, decolou do Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), no dia 27 de junho de 2015 (domingo), com destino à Estação Espacial Internacional, mas após dois minutos de decolagem, ela explodiu. Sua carga era de 2.477 kg de alimentos, vestuários, equipamentos e experimentos científicos.

Elon Musk, fundador da SpaceX, escreveu no Twitter, "houve um evento sobrepressão no estágio superior do tanque de oxigênio líquido." Ele acrescentou: "Isso é tudo o que podemos dizer com confiança agora terá mais a dizer depois de uma minuciosa análise".

O administrador da NASA Charles Bolden, em um comunicado disse, "Estamos desapontados com a perda da mais recente missão de reabastecimento SpaceX de carga, que iria para a Estação Espacial Internacional, No entanto, os astronautas estão seguros a bordo da Estação e tem suprimentos suficientes para os próximos meses. Vamos trabalhar em estreita colaboração com a SpaceX para entender o que aconteceu, corrigir o problema e voltar ao voo. O programa de carga comercial foi concebido para acomodar a perda de veículos de carga."

O problema que causou a explosão da nave SpaceX Falcon 9, segundo informações, ainda não foi identificado. 

Eric Stallmer, o presidente da Federação do Comércio do voo espacial, falou em uma entrevista no domingo (27/06/2015), "Esta não é a primeira vez que houve uma falha, Não vai ser a última vez, eu acho que nós precisamos ser pacientes, realizar o investigação e voltar a voar. Eu não acho que nós temos uma escolha", continuou, "Estou confiante em SpaceX que eles vão descobrir este problema e voltar a voar".


A tripulação da Estação Espacial Internacional, está segura, pois ainda tem suprimentos e alimentos para aproximadamente quatro meses, e esse incidente repentino, não causará maiores problemas.

No dia 03 de julho de 2015, os russos pretendem lançar outra Progress 59 para a Estação Espacial Internacional.


Fonte:
http://www.washingtonpost.com
https://translate.google.com.br

domingo, 28 de junho de 2015

Ecos da distância...

Circinus X-1 é um sistema estelar binário localizado na outra extremidade da nossa Via Láctea. Ele possui uma estrela de nêutrons que manifesta regularmente golpes de raios-X.

Os astrônomos do Observatório de Raios-X Chandra da NASA empregaram ecos para apurar a distância de um objeto muito afastado dos extremos do nosso planeta; no caso Circinus X-1.

Já observado em 2013, a mancha brilhante no centro da imagem é uma de suas mais fortes emissões de raios-X. Os quatro anéis com cores luminosas que o cercam, reproduzem os sinais originais, produzido na ocasião que golpes de radiação quicou nas nuvens de poeira no rumo da nossa visão de ótica. Ocasionalmente, aparecem para nós, depois de uma demora de vários meses. 

*Os precisos aspectos de separação na imagem, são efeitos da direção do detector no telescópio Chandra, que não nos proporciona um gráfico consecutivo do céu.


O astrônomo Sebastian Heinz da Universidade de Wisconsin - Madison (EUA) e seu grupo, combinaram a imagem com os dados de rádio, destacando a distância para as quatro nuvens de poeiras, para trabalhar fora do raio de Circinus X-1 com mais exatidão dos resultados anteriores já realizados. 

Segundo os novos cálculos, é 30.700 anos-luz de distância da Terra. Isso resolve uma grande disparidade nos resultados anteriores, pois uma medição deu a uma distância aproximada, mas outra demostrou que era apenas 13.000 anos-luz de distância.

Os ecos de luz de uma supernova, colaborou atualmente para a criação de um gráfico em 3D da sua galáxia hospedeira.

Ecos cósmicos que se reproduzem em torno do universo, poderiam também abrigar informações sobre o universo, posteriormente ao Big bang.

Fonte:
http://www.newscientist.com
https://www.google.com.br

sábado, 27 de junho de 2015

Nasa pretende enviar seres humanos a Marte...

Essa missão de enviar seres humanos a Marte, não será antes de 2030, mas a Nasa começa em outubro, uma oficina que será realizada no Texas (EUA), para estudar uma zona de exploração em uma área de 100 km para o pouso no planeta vermelho.

Essa área precisa ter meios razoáveis para sustentar os seres humanos, como o gelo na sub-superfície.

"Este vai ser um debate quente", comentou Jim Green, diretor da Divisão de Ciência Planetária da NASA. 
Continuou,  "...vai começar exatamente a conversa que precisa ser capaz de arquitetar como e o que seria uma estação em Marte, e como ela iria funcionar."

O teste da nave espacial Orion, teve o sucesso esperado, e quando chegar o momento, esta nave vai ser o transporte dos seres humanos a Marte, em seus 225.300 mil km de distância.

Quando ocorrer de fato essa missão, os visitante do planeta vermelho, vão poder desvendar se a pirâmide na imagem capturada, é realmente de uma civilização alienígena. (ver no blog ZM. no dia 23 de junho de 2015).
Fonte:
http://www.mirror.co.uk
https://translate.google.com.br

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Michael Jackson nas nuvens...

Michael Jackson dançando nas nuvens, no céu do condado de Goochland, Virginia (EUA),  John Plashal, foi quem fotografou no dia 23 de junho de 2015.

Faltando dois dias para o seu sexto aniversário de morte, em 25 de junho (ontem), Michael Jackson como sempre nos surpreendeu em vida, sendo o grande rei do pop; agora outra vez nos surpreende com uma aparição nas nuvens dançando 'moonwalk', após seis anos de sua despedida da Terra.

Vale muito conferir essa foto e matar a saudade, pois rei que é rei nunca morre, apenas sai para novas aventuras.

Fonte:
http://www.mirror.co.uk
https://www.facebook.com/cbs6wtvr

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Efemérides astronômicas...

É um acontecimento importante sugerido para ser apontado ou festejado em um determinado dia.

Efemérides astronômica , é a expressão usada  para informar algum evento sideral, assim como: datas e horário de mudança de fases da Lua, mudança de estações do ano e horário do nascer e do pôr do Sol; e também, fenômenos astronômicos, como exemplos: eclipses e passagens de cometas, ou seja, é uma cronologia astronômicas com períodos de fases habituais, onde se anota posicionamento de um objeto celeste.

Efemérides astronômicas: nos dia 28 e 30 de junho de 2015:

- Como Saturno está na constelação de Libra, ele estabelecerá uma conjunção com a Lua, no dia 28 de junho de 2015, no começo da noite, olhar para céu no quadrante leste.


- Dia 30 de junho de 2015, Júpiter e Vênus, estabelecerão uma conjunção, no começo da noite, olhar para o céu no quadrante oeste.

Fonte:
https://www.google.com.br
https://pt.wikipedia.org
http://www.ibahia.com

quarta-feira, 24 de junho de 2015

24 de junho - Dia Mundial do Disco Voador...

O vocábulo disco voador é traduzida do inglês flying saucer ('pires voador'), foi iniciado nos anos 40, para elucidar, objeto voador, cuja a característica é de um prato, que era lançado para o ar em festas de passagem de ano.

A expressão disco voador, ficou popularmente conhecida, e usada para denominar o meio de transporte de seres extraterrestres.

Cientificamente, essa expressão é usada como Objeto Voador Não Identificado (OVNI), ou Unidentified Flying Object (UFO), em inglês.

A data comemorativa teve seu início em 24 de junho de 1947, devido ao piloto norte-americano Kenneth Arnold, que relatou ter enxergado, nove objetos voadores não identificados nas proximidades do Monte Rainier, em Washington (EUA); mas o que realmente fez com que esse acontecimento tivesse mais importância, foi que dias depois, em 07 de julho de 1947 aconteceu o Caso Roswell,  que se trata de uma nave extraterrestre que caiu na cidade do Novo México (EUA), onde foram achados corpos alienígenas. (ver no blog ZM. no dia 17 de abril de 2015, a respeito do Caso Roswwell).

* Os ufólogos, estudam relatos, registros e evidências de fenômenos ligados a Objetos voadores não identificados.


Fonte:
https://pt.wikipedia.org
http://www.calendarr.com

terça-feira, 23 de junho de 2015

Uma "pirâmide" em Marte?...

O robô Curiosity capturou uma imagem no planeta Marte e enviou para a Nasa, e essa imagem registrada se trata de uma "pirâmide".
Acredita-se que a "pirâmide" deve ser do tamanho de um carro de passeio.

Para os teóricos da conspiração, é a constatação de uma civilização alienígenas.

Outros, acham que a "pirâmide" é uma  constituição rochosa, e que se trata apenas de uma coincidência.

O canal ParanormalCrucible do YouTube, insiste que o formato e design da "pirâmide", "é um resultado de um projeto inteligente e certamente não um truque de luz e sombra".

Outras pessoas, acreditam que a "pirâmide", foi formada por ventos.

Já outros, vem com a teoria de que se trata de uma grande estrutura subterrânea, e o que se vê, é apenas a ponta.


*Ler no blog ZM. no dia 03 de dezembro de 2014 a matéria sobre Marte e seus mistérios...

Fonte:
http://www.mirror.co.uk
https://translate.google.com.br

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Sistema Solar e planeta...

O sistema solar é um aglomerado de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do sol. Cada um se mantém em sua própria órbita em consequência da intensa força gravitacional exercida pelo astro, que possui massa muito maior que a de qualquer outro planeta.

Os oito planetas do nosso Sistema Solar de acordo a União Astronômica Internacional, são:

Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Definição de Planeta:

"Um planeta é um corpo celeste que está em órbita ao redor do Sol, que tem massa suficiente para que a sua própria gravidade supere as forças de corpo rígido, adquirindo um equilíbrio hidrostático (forma quase esférica), que eliminou qualquer corpo que se move em uma órbita estreita. "

Essa definição de planeta, foi aprovada em agosto 24 de agosto de 2006, na Assembléia Geral da União Astronômica Internacional (UAI), após longas discussões, onde 400 cientistas decidiram por unanimidade.


Raio dos planetas:

Mercúrio: 2.440 km - é o menor planeta do Sistema Solar

Vênus: 6.052 km

Terra: 6.371 km

Marte: 3.390 km

Júpiter: 69.911 km - é o maior planeta do Sistema Solar

Saturno: 58.232 km - é o segundo planeta maior do Sistema Solar

Urano: 25.362 km - é o terceiro maior planeta do Sistema Solar

Netuno: 24.622 km



**Plutão, chamado formalmente de 134340 Plutão, com um raio de 1.160 km, em 24 de agosto de 2006, a União Astronômica Internacional decidiu que Plutão não é mais um planeta, e, sim, um planeta anão. 

Fonte:
https://pt.wikipedia.org
http://noticias.terra.com.br

domingo, 21 de junho de 2015

Qual é o maior número, células humanas ou galáxias?...

Em um corpo humano, é muito difícil contar a quantidade de células, assim como contar a quantidade de galáxias que há no universo, também é complicado. Por isso em ambos os casos existe a aproximação, que significa uma hipótese.

Os cientistas contaram o número de células de alguns organismos multicelulares, que é o caso de Caenorhabditis elegans (verme), um animal de laboratório comum, que foi o primeiro organismo multicelular a ter seu genoma completo sequenciado.


Os pesquisadores, já conhecem bem esse verme, e que há exatamente 1031 células do adulto masculino e 959 no adulto hermafrodita, não há Caenorhabditis elegans do sexo feminino.

Já no corpo humano, é mais complicado e muito difícil de fazer a contagem exata.

Em uma matéria publicada em 2013, Eva Bianconi, da Universidade de Bolonha, na Itália e seus parceiros, definiram um critério, para dar aproximação do número de células em um corpo humano padrão. Decidiram como 69 quilos, 30 anos, 1.79 metros de altura,tendo um total de área de superfície corporal de 6.10 m² (20 pés quadrados).

As células humanas divergem de tamanhos, consistências, em regiões diferentes, então os pesquisadores tiveram que calcular diversificando os volumes e áreas de superfície e partes do corpo: a pele, sangue, órgãos internos, e todo resto; e hermeticamente embalados, foram com as células em cada um.

Em suposições anteriores, havia uma variedade, onde era colocado células em qualquer de 1,0 x 10¹² x 10 a 1,0²°, mas essa nova ponderação, é que supostamente melhor se aproxima perto do limite baixo. Dra. Bianconi e seus companheiros, constaram que não havia 3,72 x 10¹³ em cada corpo humano, quer dizer, 37.200 bilhões.

Fazendo uma comparação, a contagem de galáxia no universo parece ser simples, mas na real não é, o Telescópio Espacial Hubble da Nasa, revela milhares de galáxias numa única imagem composta, depois é multiplicado para estimar o número de galáxias no universo observável.

Para obter o melhor ponto de vista, um telescópio precisa ter uma grande abertura (diâmetro do espelho principal ou lente) e estar localizado acima da atmosfera para evitar a distorção do ar da Terra.

Embora as estimativas variem entre diferentes cientistas, uma faixa aceitável está entre as 100 bilhões e as 200 bilhões de galáxias, certamente o número atual de galáxias irá aumentar e ser muito mais aprimorado com o avanço tecnológico.

Então qual é o número maior, Células humanas ou galáxia?

Ainda que empregando a maior aproximação da galáxias de 200 mil milhões, e aproximar as células humanas para menos em 1.000.000 milhões, ainda assim haverá 800 mil milhões de células humanas a mais no corpo humano, do que nas galáxias conhecidas e observáveis.

Fonte:
http://www.nytimes.com
https://translate.google.com.br
https://pt.wikipedia.org

sábado, 20 de junho de 2015

Administrador da Nasa fala sobre Alien e a Área 51...

Major Charles Frank Bolden Jr, administrador da Nasa, responde às perguntas de leitores no programa Hot Seat do Jornal na Sky News, em 18 de junho de 2015.

Uma menina de 10 anos perguntou, se ele acredita em extraterrestres, e ele respondeu:

"Eu acredito que um dia vai ser encontrado outras formas de vida ou uma forma de vida, se não em nosso sistema solar, seguidamente, em alguns dos outros sistemas solares, os milhares de milhões de sistemas solares no universo, disse. Continuou, "Hoje sabemos que existem literalmente milhares, se não milhões de outros planetas, muitos dos quais podem ser muito semelhante à nossa própria terra. Então, alguns de nós, muitos de nós acreditamos que vamos encontrar ... evidência de que há vida em outros lugares do universo."

Área 51:
Major Bolden Jr da Nasa, declarou que tinha visitado a área 51, unidade de pesquisa e testes secretos do exército norte-americano no deserto de Nevada, mas ele afirmou: "Há uma Área 51, e não era o que muitos pensam".

Comentou, "Eu fui a um lugar chamado isso, mas é um lugar de pesquisa e desenvolvimento normal. Eu nunca vi os estrangeiros e nave espacial alienígena ou qualquer coisa quando eu estava lá. Eu acho que por causa do sigilo da investigação aeronáutica que acontece lá, é maduro para as pessoas falarem sobre aliens estarem lá".

Fonte:
http://www.mirror.co.uk
http://www.independent.co.uk
http://www.dailymail.co.uk

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Você conhece SOFIA?...

É um telescópio em serviço de bordo, Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy, em inglês (Observatório estratosférico para a astronomia infravermelha), ou SOFIA.

O objetivo do SOFIA, é o estudo e observação científica. Uma das vantagens deste telescópio, é que pode ser transposto, para qualquer local que seja necessário.

SOFIA é um projeto em conjunto da NASA,com o Centro Aeroespacial Alemão. O avião é baseado na instalação de Centro de Pesquisa Armstrong voo da NASA em Palmdale, Califórnia. Centro de Pesquisa Ames da NASA em Moffett Field, Califórnia, é a casa do Centro de Ciência de SOFIA que é administrado pela NASA em cooperação com a Associação de Pesquisa Espacial Universidades sediada em Columbia, Maryland, e do Instituto Alemão SOFIA na Universidade de Stuttgart.

Em 18 de dezembro de 2009, SOFIA, fez o primeiro teste de seus instrumentos em um voo, a bordo do Boeing 747SP. 


Sobre o avião:

O Boeing 747SP,  tem autonomia de 12 horas e percorre mais de 12 mil quilômetros nesse tempo, e é capaz de atingir mais de 12 a 14 km de altitude (entre 39.000 a 45.000 pés), fica acima de 99% de todo o vapor d’água da nossa atmosfera, proporcionando aos astrônomos a capacidade de estudar objetos celestes em comprimentos de onda que não pode ser visto a partir de observatórios na superfície da Terra.

A expectativa do projeto é que o SOFIA siga em operação por mais 20 anos.


Em 13 de janeiro de 2015, SOFIA, o programa teve o início da sua 3ª temporada de voos ciências da Nasa. O Observatório estava munido com um telescópio de 2,5 metros de diâmetro (100 polegadas) que estuda a Universo nos comprimentos de onda infravermelhas.

"Vôo da noite passada usou o Receiver alemão para a astronomia em Terahertz Frequências (ótimo) espectrômetro para estudar a composição química e movimentos de gás em uma região de formação de estrelas, uma jovem estrela, e um remanescente de supernova", falou, Pamela Marcum, cientista da Nasa do projeto SOFIA (em 13/01/2015).


Em 19 de junho de 2015, SOFIA, saiu de Christchurch, Nova Zelândia, para a primeira viagem das 15 planejadas pelo Hemisfério Sul para a introdução dos voos ciência.

Nas próximas cinco semanas SOFIA irá executar com base da instalação do Programa Antártico da National Science Foundation os EUA (Nacional Fundação para a Ciência) no Aeroporto Internacional de Christchurch. Voando além da Nova Zelândia permite que SOFIA estude objetos celestes que são mais facilmente observados, ou só podem ser observados, baseados de latitudes meridionais.

"2013 a implantação de SOFIA para a Nova Zelândia e as observações resultantes foram de grande valor científico", falou Eddie Zavala,gerente do programma SOFIA. continuou, "Nossos investigadores da equipe de pesquisa e hóspedes foram ansiosos para construir sobre esse sucesso com o nosso retorno para o Hemisfério Sul este mês."

Durante os voos, será utilizado cinco câmeras e espectrógrafos: câmera infravermelha para o Telescópio SOFIA (Forcast) e o receptor alemão para a astronomia em Terahertz Frequências (GREAT) para um total de 15 voos, mais o teste de câmera da primeira luz infravermelha (FLITECAM), a imagem latente fotômetro em alta velocidade para Ocultações (HIPO), e o plano focal Imager (FPI) em conjunto durante um voo para observar uma ocultação estelar por causa de Plutão.

"Muitas das observações previstas para essa implantação visam estudar a formação de estrelas de grande massa", falou, Pamela Marcum, a cientista do projeto SOFIA. continuou, "Proto-estrelas massivas são raras, por isso mesmo os exemplos mais próximos são mais de mil anos-luz de distância. SOFIA que é um grande telescópio, permite aos astrônomos resolver grupos distantes de tais estrelas, permitindo observações detalhadas exclusivamente deles e do material que os rodeia".

A gerente e astrônoma do projeto SOFIA, Dana Backman, observou, "Nós também estamos interessados ​​na outra extremidade do ciclo de vida estelar", continuou, "... Pesquisadores querem uma compreensão mais completa de como tudo que acontece".

Estudando com base do hemisfério sul também permite SOFIA ver as Nuvens de Magalhães, duas galáxias satélites da Via Láctea que tiveram menor número de gerações de estrelas, e desta maneira, contêm menores proporções de elementos pesados, do que nossa própria galáxia. Assemelhando a formação de estrelas e evolução estelar nas Nuvens de Magalhães contra a Via Láctea pode ajudar a aprimorar o entendimento de como as primeiras gerações de estrelas no Universo foram concebido a partir de gás contendo pouco ou nenhum elementos pesados.

Flipo e o FPI são esperados para analisar Plutão que passa na frente de uma estrela de fundo em 29 de junho de 2015. Esse acontecimento e ocultação é eventualmente logo antes da maior aproximação da sonda New Horizons a Plutão em 14 de julho de 2015. A quase coincidência de observações por SOFIA e da sonda New Horizons, poderá fornecer aos pesquisadores, uma oportunidade única para medições da sonda com um programa de pesquisa com sede em terra, e contínua monitorização das alterações de longo prazo na atmosfera de Plutão.

*O volta de SOFIA para os Estados Unidos é em 24 de julho de 2015.

Fonte:
http://www.nasa.gov
http://www.cavok.com.br
http://phys.org
https://translate.google.com.br

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Nasa procurando por vidas...

Uma missão da Nasa, é estudar a lua Europa de Júpiter, atrás de evidências de vidas, pois é um dos locais mais favoráveis do sistema solar. A lua Europa pode ter as substâncias necessárias para acolher organismos comuns.

A revisão desse projeto, teve verificação minuciosa da lua Europa, e apurou as condições habitáveis. Essa revisão foi bem sucedida e avançou para a outra fase, que é de desenvolvimento, conhecida como formulação.

O ano de 2020, será o lançamento da nave espacial para a viagem a Júpiter, e o plano da missão da Nasa, é chegar a órbita desse planeta, e sobrevoar a cada duas semanas, onde terá a chance de voos rasantes próximo da lua Europa.

Serão 45 voos rasantes da nave espacial, fazendo imagens em alta definição da superfície gelada, na qual se poderá estudar sua composição e sua estrutura, e concretizando, se há ou não um oceano subterrâneo.

"Hoje nós estamos dando um passo emocionante do conceito à missão, em nossa busca para encontrar sinais de vida fora da Terra", falou, John Grunsfeld, cientista da Nasa em Washington. continuou, "Observações da Europa nos forneceu pistas interessantes sobre as últimas duas décadas, e chegou a hora de procurar respostas para uma das mais profundas questões da humanidade".

O orçamento da Nasa 2016, de US$ 30 milhões, inclui a Formulação da Missão Europa. A Nasa já selecionou os equipamentos científicos que a nave espacial levará na sua viagem à orbita de Júpiter, mas haverá muito o que fazer até o lançamento da nave.

*Em abril de 2015, segundo o Los Angeles Times, Ellen Stofan, cientista - chefe da Nasa disse, "Eu acredito que nós vamos ter fortes indícios de vida fora da Terra na próxima década e evidência definitiva nos próximos 10 a 20 anos".

Fonte:
http://www.washingtonpost.com
http://www.jpl.nasa.gov
https://translate.google.com.br

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Reservas de água subterrânea em nosso planeta, já estão em níveis preocupantes...

A Universidade da Califórnia, Irvine (UCI), Califórnia (EUA), possui estudos sobre a água subterrânea  da Terra, utilizando dados do satélite GRACE (Experimento de Recuperação de Clima e Gravidade) da Nasa.

Segundo esses estudos, aproximadamente um terço das maiores bacias de água subterrânea do nosso planeta estão sendo apressadamente exauridas por uso humano, apesar de ter poucos dados precisos sobre a quantidade de água que ainda conserva-se nelas.

A conclusão dos pesquisadores, é que os habitantes da Terra, estão utilizando muito dessa
água subterrânea, sem ter a noção de que pode acabar. Os resultados foram publicados ontem 16/06/2015 em Recursos Hídricos Research.

"Dada a rapidez com que estamos a consumir as reservas de água subterrânea do mundo, precisamos de um esforço global coordenado para determinar quanto é deixado." comentou o  professor de UCI e investigador principal Jay Famiglietti, que também é o cientista sênior água no Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia, (EUA).

Os cientistas relatam que 13 dos 37 maiores aquíferos do planeta estudados entre 2003 e 2013, foram se exaurindo, enquanto outros aquíferos, recebem poucas ou nenhuma reposição.

“A situação é muito crítica. Os aquíferos estão caindo em todo o mundo, não há reserva infinita de água” afirmou o cientista Jay Famiglietti.

O satélite aponta no Brasil três reservatórios, sendo do Maranhão e da Amazônia, em boa condição, e em condições não tão boa, o aquífero Guarani,  que é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo, posicionado entre Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.


Os aquíferos em condições ruins são o países em regiões mais populosas e pobres da Terra, sendo o Noroeste da Índia, Paquistão, e o Norte da África.

O aquífero em pior condição apontado pelos estudos, é o Árabe, que é responsável por 60 milhões de pessoas, que recebem o fornecimento de água, e  não há vestígio de reposição; depois vem a Bacia Indú, na Índia, e em seguida a Bacia Murzuk-Djado na Líbia e no Níger.

Nos Estados Unidos, o lençol freático em pior condição, foi o aquífero do Vale Central da Califórnia, que está sendo usado para irrigar plantações agrícolas devido à seca.

No ano passado, o estado americano instituiu as primeiras leis relacionadas à regulação dos aquíferos, mas estima-se que em apenas duas décadas a legislação terá pleno efeito.

"Como nós estamos vendo na Califórnia agora, contamos muito mais pesadamente sobre as águas subterrâneas durante a seca", disse Famiglietti. Continuou, "Ao examinar a sustentabilidade dos recursos hídricos de uma região, deve levar em conta  a sua dependência."

*Os aquíferos subterrâneos estão normalmente localizados em solos ou em camadas rochosas mais profundas abaixo da superfície da Terrestre.

O estudo alerta para a escassez das águas subterrâneas, e que já está causado problemas ecológicos significativos, como rios secando, a má qualidade da água e erosão de terrenos.

Fonte:
http://www.jpl.nasa.gov
https://translate.google.com.br
http://oglobo.globo.com
https://www.google.com.br

terça-feira, 16 de junho de 2015

O que é Poltergeist ?...

É um fenômeno sobrenatural que tem como particularidade manifestações físicas praticadas por presumíveis espíritos ou fantasmas, cuja a ciência não explica.

O termo de origem da palavra vem do alemão, construído a partir da união das palavras polter, que define  “barulhento”, “brincalhão” ou “desordeiro”, e geist, que define “espírito”. 

Esses fenômenos sobrenaturais, se manifestam de formas diferentes, alguns exemplos são: coisas ou objetos que se movem, luzes que aparecem e logo somem, barulhos de batidas, portas que se abrem ou fecham.

No decorrer do tempo:

Em épocas passadas, julgavam esse fenômeno como possessão demoníaca, ou bruxaria.

No século XIX, acreditavam em espíritos desencarnados e perturbados, ou feitos por pessoas de caso pensado, ou seja, propositalmente.

Na atualidade:

A parapsicologia defende  como uma faculdade extra-sensorial na qual a mente atua diretamente sobre a matéria, através de meios invisíveis sem contato físico. Recebe o nome de Psicocinesia Recorrente Espontânea, são pessoas com possíveis dons de poderes psíquicos (conseguem mexer objetos com a força da mente).

A literatura espírita diz que são espíritos perturbados, se aproveitam de pessoas sensíveis, e quando necessitam de ser agressivos, atingem pessoas, lançando objetos contra elas. Esse tipo de manifestação só pode ser realizada com um médium de efeitos físicos, mesmo que não saiba que possui esse dom.

Poltergeist, não é Assombração, há diferença entre eles.

O fenômeno de Assombração, é uma manifestações misteriosa e sem explicação, e sua principal característica, é ficar ligado no local ou no lugar, que na grande maioria das vezes está relacionado com a sua morte, podendo permanecer por anos ou séculos. Muitas vezes a assombração se apresenta em forma fantasmagórica, com gemidos, sussurros, vozes humanas.


*As pessoas desde de sempre se interessam por esse tipo de assunto, mas em 1982, ganhou mais força após o laçamento do filme, escrito e produzido por Steven Spielberg e dirigido por Tobe Hooper.

           
            Poltergeist: O Fenômeno


Fonte:
https://www.google.com.br
https://pt.wikipedia.org
http://www.imdb.com
http://www.abril.com.br

segunda-feira, 15 de junho de 2015

A Lua... (frase)

"O que haverá com a Lua que sempre que a gente a olha é um súbito espanto da primeira vez?" (Mario Quintana)


domingo, 14 de junho de 2015

Planeta Mercúrio, como realmente ele é?

Mercúrio é o planeta mais próximo do sol, ele gira em torno do sol uma vez a cada 88 dias terrestres, e um dia em Mercúrio corresponde a 59 dias do planeta Terra. Ele é o menor planeta do sistema solar, e é 40% menor que o nosso planeta.

A distância entre o planeta Terra e o planeta Mercúrio é de 80,5 milhões de km, e a distância entre Mercúrio e o Sol é de aproximadamente, 58 milhões de km.

O diâmetro equatorial de Mercúrio é de 4.879,4 km, sua massa  é de 3.302×1023 kg, e sua área de superfície é de 7.5 × 107 km².

Devido estar bem próximo do Sol, este planeta apresenta temperaturas altíssimas, chegando a ser em média na superfície é de 126°C, podendo chegar na máxima de 425°C.


Sondas enviadas pela Nasa:

A sonda Mariner 10, foi a primeira a visitar Mercúrio, deu três sobre-voos durante os anos de 1974 e 1975, mas nem mesmo a metade de Mercúrio foi visto, porque tinha que se resguardar do calor intenso de Mercúrio. Então, ela só tirou fotos de um lado, ou seja, só 45% da superfície do planeta.

As informações obtidas pela Mariner 10:

A superfície de Mercúrio se parece com a nossa Lua, é revestida de crateras que recebem o nome de "crateras de impacto", que tem essa denominação, pois são os asteroides e cometas que caem do espaço em uma velocidade muito rápida e colidem com sua superfície.

Mercúrio não tem a mesma proteção que o planeta Terra, a atmosfera que envolve Mercúrio é muito fina, então isso explica as diferenças ríspidas de temperatura. O ar leve (pouca pressão) não consegue segurar muito do calor do Sol, e com isso não consegue levar o calor do equador para os pólos.

Segundo os dados da Mariner 10, há indícios de que em Mercúrio teria tido atividades vulcânicas, e também evidências de que ele tinha um campo magnético.

A sonda Messenger levou quase trinta anos para ser desenvolvida pelos cientistas da Nasa, para se aproximar o máximo possível de Mercúrio  e suportar o imenso calor, com o objetivo de fotografar este planeta. A sonda entrou na órbita de Mercúrio, no mês de março de 2011, e  iria ficar apenas um ano, mas acabou ficando quatro anos e mandou mais de 280 mil imagens. A Messenger, teve sua missão encerrada em maio de 2015, pois ela ficou sem combustível, e devido ser muito maltratada pela imensa gravidade do Sol, ela caiu no planeta.

As Informações obtidas pela Messenger:

Embora ao extremo calor, algumas das crateras nos pólos de Mercúrio são preenchidos com gelo de água. É aproximadamente igual da Lua.

Os depósitos de gelo de água nos pólos de Mercúrio são vestidos, em alguns lugares, por uma matéria escura intrigante. É ligeiramente mais quente do que o gelo, e sua espessura é de  20 a 30 cm, e mais escura do que qualquer outro material em Mercúrio, pode ser até substância orgânica, levada para esse planeta por corpos do espaço, assim como trouxeram para a Terra o gelo da água.

Essa substância orgânica, não quer dizer necessariamente algo com vida, pois Mercúrio é inospitaleiro.

"O início da história de Mercúrio poderia ter sido muito vulcânica", diz o membro da equipe, o cientista Paul Byrne , do Instituto Lunar e Planetário de Houston, Texas (EUA).

A certeza de atividade vulcânica no passado é excessiva, pois há traços fortes na aparência de Mercúrio, deixando marcas longas, pois a Messenger encontro aberturas vulcânicas por onde passou as lavas e que fizeram longos rastros.

A abundância de erupções de lavas difundiram uma casca que faz parte da superfície; a maior erupção de lava, foi na região polar norte, que foi denominado Norte Volcanic Plain, que representa 6% da superfície de Mercúrio.

Existem as chamadas "crateras fantasmas",  são grandes crateras, mas que apenas as marcas das bordas são visíveis.

Além da Terra, somente Mercúrio  possui campo magnético, mas é 100 vezes mais fraco que o nosso.

A Messenger indicou que Mercúrio vai criar o mesmo caminho da Terra em relação a rotação, pois a Terra é mantida em sua rotação pelo seu núcleo que tem uma esfera quente de metal líquido. 

O estranho que Mercúrio não é centrado no campo magnético, mas é compensado por 20% do seu raio, o planeta era considerado uma pequena versão da Terra, mas agora descobriu que ele é bem diferente.

A maioria das planícies de Mercúrio, estão quase com a mesma idade, isso significa que elas se formaram de uma só vez. E última planície de lava formada, indica que houve um calor muito intenso e uma grande quantidade de magma veio à superfície.

Hoje não há atividade vulcânica em Mercúrio, devido o calor interno deve ter diminuído, assim não consegue provoca essa atividade. E portanto resulta no encolhimento deste planeta, pois há quatro bilhões de anos atrás, quando a superfície se consolidava com a casca formada por lava, o planeta era 7 km maior do que apresenta hoje.

A Sonda Mariner 10, já havia indicado isso, mas a Messenger, veio de vez confirmar, que Mercúrio está encolhendo.

Esse estudo sobre Mercúrio, vai abrir caminho para os cientistas estudarem outros planetas que talvez nunca podem ser vistos e também saber e entender como a Terra foi gerada.


* Leia no Blog ZM. no dia 30 de abril de 2015, a respeito da sonda Messenger.

Fonte:
http://www.bbc.com
http://www.nasa.gov
https://www.google.com.br
https://translate.google.com.br

sábado, 13 de junho de 2015

Elevador espacial...

Uma empresa japonesa está criando um projeto de um elevador espacial, que vai ter 38.000 andares, e vai atingir  uma velocidade de 200 km/h, da superfície terrestre até ao espaço.

A empresa que construiu uma das torres mais alta do mundo, a Tokio Skytree, que possui 634 metros de altura, e que está localizada no centro de Tóquio, já se manifestou e disse que vai construir esse elevador.

O Sr. Yoji Ishikawa, que está no comando desse programa do elevador espacial, em uma entrevista ao Fantástico (programa de uma grande emissora de televisão,  Rede Globo - Brasil), disse: “O elevador serviria para levar pessoas e carga, e ainda trazer recursos naturais encontrados só no espaço”, e comenta, "o elevador teria a capacidade de transportar 30 pessoas, mais a carga.”,

O programa desse elevador espacial já está em andamento, e em seu projeto, vai ter um cabo, que ficará bem esticado entre duas extremidades, uma extremidade aqui no planeta Terra, em uma base no oceano e a outra extremidade em uma estação que eles pretendem construir no espaço, onde será o desembarque. Essa estação irá girar na órbita da Terra.

Esse cabo vai ultrapassar a Estação Espacial Internacional, e seguirá até atingir 100 mil km, um terço da distância até a Lua.

Os teste de certos elementos dos dispositivos do elevador espacial, já está sendo feito em uma universidade perto de Tóquio, mas ainda é um protótipo, que só vai até o sexto andar do departamento de engenharia.

Os pesquisadores estão estudando sobre certas dúvidas que existem, como a forma do cabo, que o elevador espacial irá estender-se, no momento os testes estão sendo realizados com uma corda cilíndrica e uma espécie de fita achatada.

A projeção para esse elevador espacial, será só para o ano de 2050.

Esse pensamento não é de agora, pois no século 19, com a construção da Torre Eiffel, em Paris, a primeira grande estrutura já realizada pelo ser humano; deixou o cientista russo Konstantin Tsiolkovsky, encantado com o tamanho da torre, e teve o pensamento e falou: "quem sabe podemos aumentá-la, aumentá-la... até o espaço?". Esse pensamento não deu em nada.

Curiosidade:

O edifício Burj Khalifa, em Dubai, que tem 828 metros de altura, é o mais alto do mundo.

A Tokio Skytree, é utilizada como torre de transmissão de rádio e televisão e também como atração para o turismo.


* Reprodução de imagens: Rede Globo.

Fonte:
http://g1.globo.com
http://www.ig.com.br

O cometa Hyakutake...

O astrônomo amador do sul do Japão, Yuji Hyakutake,  procurou por cometas durante alguns anos, chegou até mudar de residência, e foi morar na zona rural, da província de Kagoshima (Japão), para poder observar o céu, pois assim não teria interferência das luzes noturnas da cidade.

Em 30 de Janeiro de 1996, usando binóculos 25x150, Hyakutake descobriu o cometa, que foi nomeado de Cometa C / 1996 B2  (cometa Hyakutake).

No dia 25 de março de 1996, o cometa Hyakutake, passou muito próximo da Terra, sendo observado a olho nu, e manteve-se assim nos meses de março, abril e maio desse mesmo ano. O cometa superou as expectativas, sendo o cometa mais brilhante desde o Cometa West em 1976.

O Cometa Hyakutake foi com certeza, o maior cometa do ano de 1996, foi descrito que ele possuía uma cauda longa, que tinha aproximadamente 100 graus, foi a cauda mais longa do que o habitual de qualquer outro cometa já conhecido. E seu tamanho foi medido em aproximadamente de 4.2 km.

Os cientista se surpreenderam com a descobrimento da projeção de RX do cometa, foi a primeira vez, que essa projeção foi encontrada. E os especialistas acreditam que essa projeção é pelas partículas ionizadas de vento solar que se comunicam com os átomos neutros do cometa.

O cometa  Hyakutake, tinha um período orbital a de cerca de 15.000 anos, mas a interferência gravitacional dos planetas gigantes, houve um prolongamento para 72.000 anos. 

Nos últimos 200 anos, aproximadamente, foi o cometa que mais se aproximou da Terra. Esse cometa,  foi um dos mais fantástico dos tempos modernos.

Yuji Hyakutake, nasceu em 1951 e faleceu 10 de abril de 2002 , Kokubu - Japão.

Fonte:
https://translate.google.com.br
https://www.google.com.br (Imagens)
http://www.britannica.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.jpl.nasa.gov

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Sir Christopher Lee, morre aos 93 anos...

O grande ator que interpretou Drácula, por décadas, faleceu no domingo, no dia 07 de junho de 2015, no Hospital de Chelsea e Westminster, em Londres, onde estava internado por problemas de insuficiência cardíaca e respiratória, e a certidão de óbito foi emitida em 8 de junho, segundo Associated Press (agência de notícias americana).





Em sua carreira, ele participou como Drácula em 10 filmes diferentes, na trilogia do Senhor dos Anéis, Star Wars, nos episódios II e III, Gremlins 2, e tantos outros filmes. Na música, narrou diversos álbuns da banda Rhapsody of Fire.





Fonte:
http://pt.wikipedia.org
https://translate.google.com.br
http://www.nbcnews.com
https://www.youtube.com (imagens)

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Incidente na acoplagem, faz a Estação Espacial Internacional (EEI) mudar sua posição orbital...

No dia 09 de junho de 2015, às 18 horas 32 ​​minutos (horário de Moscou - Rússia), às 12 horas e 32 minutos ( horário de Brasilia - Brasil), durante o teste do sistema de rádio que controla o processo de acoplagem, uma  nave espacial ligou o motor inesperadamente sem aviso, esse "erro" na Estação Espacial Internacional, fez que com eles (EEI)  mudasse sua posição para fora de sua órbita prevista. A tripulação nada sofreu.

Foram tomadas providências para estabilizar a EEI, e também para averiguar o que ocasionou esse "erro" no motor, que ligou repentinamente.

Haviam duas naves espaciais Soyuz atracadas no Laboratório orbital, na qual uma delas irá voltar para a Terra trazendo a metade da tripulação, inclusive a astronauta italiana Samantha Cristoforetti (recordista espacial, ver matéria no Blog ZM. 09/06/2015).

No site, da Agência Espacial da Rússia, eles escreveram: " Especialistas da Roscosmos, vão determinar as causas do incidente com resultados a serem anunciados".


Fonte:
http://www.mirror.co.uk
http://www.federalspace.ru
https://translate.google.com.br

terça-feira, 9 de junho de 2015

Recorde no espaço...

A astronauta italiana da ESA, Samantha Cristoforetti, que está na Estação Espacial Internacional (EEI), chegou a marca histórica, da astronauta norte-americana da Nasa, Sunita Williams (2007), que tinha o recorde de 195 dias no espaço.

Quando Samantha Cristoforetti, embarcar na espaçonave Soyuz para voltar à Terra, na manhã do dia 11 de junho de 2015, será o novo recorde no espaço, isso porque até embarcar para a viagem de retorno, leva cinco dias, e somando com os 195 dias já conquistados, o total será de 200 dias consecutivos. Junto com ela, vai embarcar, Terry Virts e o comandante da Soyuz, Anton Shkaplerov, com um tempo de viagem estimado de 3,5 horas.

Esse recorde só foi possibilitado pelo incalculado atraso na sua missão, porque a nave cargueira russa, a Progress 59, não conseguiu chegar no laboratório orbital da EEI.

Samantha Cristoforetti, que tem mostrado suas experiências no espaço, se tornou uma estrela da mídia social, pois posta fotografias, filmes, nas redes sociais, como twitter, facebook, google+, e etc...

A italiana Samantha Cristoforetti, não bate apenas o recorde de tempo no espaço, como a primeira mulher com tempo mais duradouro, mas também a missão mais duradoura e consecutiva de um astronauta italiano, e também de um astronauta da ESA.


Uma das frases da astronauta italiana:

"Ele merece respeito até do espaço",  se referindo ao  gigantesco tufão Maysak, passou destruindo tudo nas ilhas do Pacífico. Samantha fotografou da EEI.

Ela postou a fotografia e comentou em sua página no facebook.

Fonte:
http://www.mirror.co.uk
https://translate.google.com.br
https://plus.google.com (Imagens)

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Colisão de asteroide com a Terra em setembro é defendido por uma teoria...

Um grupo de religiosos, defende a teoria de que um asteroide irá colidir com a Terra entre os dias 22 e 28 de setembro de 2015, sendo causador de uma catástrofe imediata. Na qual esse evento cataclismo irá devastar a civilização, desencadeando o início de sete anos de agonia.

Essa teoria também é defendidas por alguns blogs e sites.


Esses teóricos da conspiração, são restringidos a uma minoria de igrejas e a um conjunto de pessoas, mas que foram desacreditados por cientistas.

A Nasa faz uma identificação muito precisa, ela tem alta prioridade em detectar qualquer objeto que possa atingir o nosso planeta.

Quando os asteroides entram em atrito com a atmosfera, em virtude do grande aquecimento que eles recebem, se tornam fragmentos incapazes de grandes catástrofes, pois eles se queimam antes de atingir a superfície.

Um porta-voz da Nasa disse: "A Nasa não conhece nenhum asteroide ou cometa atualmente em rota de colisão com a Terra, então a probabilidade de um grande impacto é muito pequena. Na verdade, o melhor que podemos dizer, “não há nenhum objeto tão grande se aproximando da Terra nos próximos cem anos”.


Fonte:
http://www.mirror.co.uk
http://noticias.terra.com.br
http://pt.wikipedia.org
https://www.google.com.br

domingo, 7 de junho de 2015

Crânio de lobisomem...

O historiador Filip Ganev, no dia 03 de junho de 2015, que estava em um vilarejo próximo a Stip em Novo Selo, Macedônia, para escrever um livro, encontrou com o sr. Trayche Draganov, que é um fazendeiro búlgaro, que lhe contou ter encontrado uma caixa de madeira, e que dentro dela havia um crânio de "lobisomem".
O fazendeiro disse que seus vizinhos do vilarejo, o alertou, dizendo que ele liberou o espírito do animal lendário, e que ele corre o risco de se transformar em um lobisomem.

"Eles dizem que eu vou renascer como um lobisomem. Se isso é agora o meu destino , que assim seja. O que está feito, está feito." disse o fazendeiro ao site origens antigas.

Quando historiador viu a caixa com o crânio, fotografou e apresentou as imagens para um especialista em vida selvagem, que disse  que era mais provável que fosse um lobo deformado que sofreu de doença de Paget, no qual fez com que o crânio aumentasse o seu tamanho, dando a aparência de ser de um ser humano.

O crânio alargado, é encontrado apenas em primatas, como os seres humanos, gorilas e macacos.

Muitas pessoas suspeitam do sr. Trayche Draganov, pois acham que a madeira da caixa onde estava o crânio, não parecia tão estragada por estar enterrada na lama e não se sabe a quanto tempo, e que a palha que estava dentro aparentava fresca, e outros também acham que é um crânio de babuíno ou até mesmo artificial.

* Leia aqui no blog ZM., a matéria feita dia 18 de novembro de 2014 sobre Lobisomem.


Fonte:
http://en.wikipedia.org
http://www.disclose.tv
https://www.youtube.com

sábado, 6 de junho de 2015

Missão New Horizons...

É a primeira missão para o Cinturão de Kuiper

A missão New Horizons, é uma missão não-tripulada da NASA, primeira espaçonave a sobrevoar e observar Plutão e suas pequenas luas, e os planetas que orbitam mais à frente de Netuno.  

Lançada em 19 de janeiro de 2006, com uma velocidade a cerca de 50.000 km/h ( mais de 30,000 mph), e levando o mais poderoso conjunto de instrumentos científicos já enviados em uma primeira missão de reconhecimento, e com o  tempo estimado é de aproximadamente nove anos e meio de viagem.

Em 14 de julho de 2015 às 7:49 am EDT (Eastern Daylight Time), deverá atingirá a maior aproximação sobre a superfície de Plutão, a New Horizons vai passar cerca de 12.500 km (7.800 milhas).

Curiosidade:

O amanhecer e o entardecer na Terra, corresponde ao meio dia em Plutão, a Nasa batizou com o nome de "Pluto Time".

Fonte:
http://www.nasa.gov
http://pt.wikipedia.org
http://news.yahoo.com
https://translate.google.com.br

Pinguins no litoral...

Moradores e turistas das cidades praianas de Ubatuba e Ilhabela, no litoral norte de São Paulo (Brasil), relataram que aproximadamente 25 pinguins foram vistos nas praias desde de o dia 03 de junho de 2015.

De acordo com o Instituto Argonauta, o surgimento dos pinguins nessa região, do período do inverno é normal, mas este ano eles chegaram mais cedo que o esperado, e também em maior número.

Segundo os biólogos do Instituto Argonauta, a maior partes dos pinguins encontram-se com machucados, mas estão recebendo tratamento e alimentação e todos os cuidados necessários para poderem voltar ao seu habitat natural. Foram resgatados entre os dias 04 e 05 de junho de 2015, onze pinguins.

O Instituto Argonauta escreveu em sua página em uma rede social:

"Os primeiros Pinguins da Temporada 2015 já começaram a chegar na região.
Quem encontrar um Pinguim na praia, entre São Sebastião e Ubatuba/SP, favor entrar em contato no telefone 12 38334863 ou no 12 38341382".

*O Instituto Argonauta é uma organização não governamental sem fins lucrativos (ONG), fundada em julho de 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba.

Fonte:
https://www.facebook.com/InstitutoArgonauta
https://www.google.com.br

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Fóssil de baleia de 40 milhões de anos...

Um grupo de  paleontólogos americanos e egípcios acharam um fóssil de baleia com aproximadamente 40 milhões de anos, é um dos fósseis mais completo e bem preservado já descoberto no planeta, com 18 metros de comprimento, é um esqueleto inteiro que está preservado até as pequenas vértebras da cauda.

Esse fóssil de baleia, é um ancestral das baleias conhecidas por Basilosaurus isis,  que foi descoberto    em   Wadi al Hitan  (Vale das Baleias), situado na  província  de Al Fayum, sudoeste do Cairo, no Egito.

Também foi achado ao lado do fóssil baleia, uma grande porção de presas de tubarões, tudo leva a crer que eles se alimentaram da baleia.

Os especialistas acreditam que as baleias viviam na superfície de terra e foram obrigadas se adaptarem ao meio aquático devido as mudanças climáticas.

O fóssil da baleia  vai para o Michigan (EUA), para ser preservado e reproduzido, e depois o original será devolvido ao Egito para ser exposto

Wadi Raiam em Al Fayumma, tem área de 1.759 km², o "Vale da baleias" representa uma pequena parte em toda essa extensão, mas devido sempre haver presenças de  fósseis de cetáceos, a Unesco assegurou essa região como Patrimônio Natural da Humanidade. desde o ano de 2005.

Fonte:
http://noticias.uol.com.br
http://www.cmjornal.xl.pt
http://mail.yourwebapps.com
http://pt.wikipedia.org

Parélio...

É um fenômeno meteorológico, apesar de poder ser visto em qualquer parte e em qualquer clima, costuma acontecer nos países de clima mais frio; que são halos de luz clara no contorno do Sol ("sundogs" batizado em inglês). Ocorre com a reflexão ou refração da luz do Sol por pequenos cristais de gelo oriundo de alguns tipos de nuvens (cirrus ou cirrostratus).

Normalmente dois parélios podem ser observados um de cada lado do Sol.

O parélio se apresenta com a parte mais exterior branca, na mesma proporção que o núcleo é da cor do sol, mas também pode ocasionar uma forte variação no choque visual para os observadores, produzindo apêndice maior e mudando de cor, que pode ser observada.

Há registros escritos datados por romanos no ano de 50 a.C., e também registros escritos de egípcios e gregos.

Fonte:
https://www.google.com.br(Reprodução de imagem)
http://pt.wikipedia.org
http://www.msn.com

Todo dia é dia, mas hoje é especial...

Dia Mundial do meio ambiente e Dia Internacional da Ecologia 

Ecologia é uma ciência que estuda os seres vivos e suas relações com o meio ambiente onde vivem.
* Frase de Paulo Coelho.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Não aposte...

"Não aposte em religião, através da religião eu vi os mais variados fanatismos serem chamados de a vontade de Deus..." (filme)


A vida de Charles Darwin...

Charles Robert Darwin, nasceu na cidade de Shewsbury, Inglaterra, em 12 de fevereiro de 1809.
Foi um naturalista inglês e criador da teoria da evolução natural.

 Estudou medicina em 1825 em Edinburgo, mas não seguiu a carreira, ele pretendia se torna um religioso, mas depois de conhecer o botânico John Stevens Henslow, mudou o caminho de seus interesses pessoais.

A viagem a bordo no navio Beagle entre 1831 e 1836:

Na expedição ao redor do globo terrestre no navio Beagle, que saiu de Davenport com chegada à América do sul, a participação de Darwin foi como naturalista.

Visitou diversas regiões do globo terrestre e teve condições de perceber uma interessante relação entre fósseis e espécies viventes na época e mecanismos de adaptação de espécies relacionados ao ambiente e modo de vida destes. Elaborou um caderno onde esboçava dados e teses sobre a evolução das espécies, ele sempre se perguntava como as espécies surgiam e desapareciam.

Em 1851 com a morte da filha de Darwin, Annie, esse fato acabou de vez a crença de Darwin em um Deus benevolente.

Em 1859, Darwin escreveu o livro "A Origem das Espécies".

Ele introduziu a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural, ou seja, segundo essa teoria, as espécies evoluiriam através de sucessivas gerações, prevalecendo a mais forte. ( Hoje, sabe-se que nem sempre isso acontece). Essa se transformou em uma explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza.
Apesar da teoria de Darwin ser bem aceita no meio científico, despertou reações nos meios religiosos, seguidores da teoria criacionista e inspirada nos escritos bíblicos, onde o homem teria sido criado por Deus.

Em 19 de abril de 1882, Charles Darwin faleceu na Inglaterra, de ataque cardíaco, foi enterrado na abadia de Westminster a pedido do parlamento inglês.

Reconhecimento:
Ainda durante a vida de Darwin, muitas espécies de seres vivos e elementos geográficos foram batizados em sua homenagem.


Em 1992, Darwin foi posicionado em décimo sexto lugar na As 100 maiores personalidades da História.

Darwin também aparece em quarto lugar na 100 Greatest Britons, uma lista compilada por meio de voto popular pela BBC.

Uma das frases de Darwin:

"Não há diferença fundamental entre o Homem e os animais nas suas faculdades mentais(...) Os animais, como o Homem, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento".

Fonte:
https://www.google.com.br
http://www.e-biografias.net
https://pt.wikipedia.org

terça-feira, 2 de junho de 2015

LightSail-1 (atualizando informação) ...

Após ficar em silêncio orbitando por mais de oito dias, a sonda LightSail- 1 (Vela solar), voltou a fazer contato com a Terra novamente.

LightSail-1 foi  reiniciada, possivelmente por uma partícula cósmica dispersa. O cientistas estão planejando implantar a Vela solar o mais rápido possível antes que outra falha venha acontecer.

Entenda sobre a Vela solar no blog ZM. data : 24/05/2015 e 01/06/2015.

Fonte:
https://www.google.com.br

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Lightsail-1 perdeu contato com a Terra...

Bill Nye e sua organização Planetary Society, que lançou Lightsail-1(vela solar) no dia 20 de maio de 2015 (ver no blog ZM. 24/05/2015), perdeu o contato com o nosso planeta após uma falha de software.

Segundo os cientistas, o problema foi no arquivo de bordo, que foi muito sobrecarregado de informações, pois era continuamente atualizado com novos dados, e provavelmente o tamanho do arquivo era muito grande para ser suportado pelo software. Sendo assim ele entrou em "piloto automático".

"Não há ninguém no espaço para empurrar o botão de reset", disse Nye Davis.

A única coisa que os  pesquisadores pensam que vai resgatar Lightsail-1, é uma reinicialização do computador

"... Os comandos de reinicialização foram enviados para a nave espacial. Nada aconteceu ainda. Por isso, temos que assumir que LightSail só vai responder com o método botão de energia." comentou Jason Davis, editor digital da Sociedade Planetária (em um post).

Os cientistas estão buscando outros modos existentes para reiniciar o sistema, mas até agora a única alternativa é torcer para que uma estática carregada de partículas, se choque com o componente do sistema e fazer o efeito reboot (reinicialização) no computador.


Fonte:
http://www.washingtonpost.com
https://translate.google.com.br
https://www.google.com.br (Reprodução de imagem).