terça-feira, 31 de março de 2015

Vista da Terra...

Vista da Terra pela tripulação da missão Apollo17 que viajaram para a Lua em 1972. Esta fotografia translunar da costa, estende-se desde a região do Mar Mediterrâneo até a calota de gelo do Polo Sul da Antártica. Essa foi a primeira vez que a trajetória da missão Apollo conseguiu fotografar a capa de gelo do Polo Sul.
Percebe-se:
- Cobertura de nuvens pesadas no Hemisfério Sul.
- Quase toda a costa da África é visível.
- A Península Arábica pode ser vista na borda nordeste da África.
- A grande ilha a leste da costa da África, é Madagascar.
- O Continente Asiático está no horizonte em direção ao nordeste.

A imagem foi batizada de Blue Marble, em inglês (bolinha de gude azul ou  bolinha azul)

*As informações da fotografia foram da tripulação da Apollo17 .


Fonte:
https://www.google.com.br
https://translate.google.com.br

segunda-feira, 30 de março de 2015

Novo projeto da Nasa o LDSD...

Em junho, a Nasa irá testar mais um de seus projetos o Low-Density Decelerator Supersonic - LDSD, um veículo em forma de pires movido a foguete, está sendo preparado no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, na Califórnia (EUA), para embarque até o Havaí.

Dia 31 de março irá ter um debate (mesa redonda) ao vivo de uma hora, das 11:30 às 12:30 PDT pelo link: http://www.ustream.tv/NASAJPL2, Gay Colina do JPL irá sediar o programa, enquanto a equipe do LDSD irá responder as perguntas.

O LDSD transversais missão demonstração, irá testar tecnologias inovadoras que permite grandes cargas em condições de segurança em pouso na superfície e até em altitude de Marte, ou qualquer outro corpo planetário com atmosfera, incluindo a Terra.

A missão é parte do LDSD Space Technology Mission Directorate da Nasa, que é inovar, testar e desenvolver hadware de voo para uso em missões futuras.

Fonte:
http://www.nasa.gov
https://translate.google.com.br

domingo, 29 de março de 2015

Submarino no mar de óleo...

A Nasa pretende enviar por volta de 2040, um submarino robô  para explorar o mar de óleo de Titã, que é uma das  Luas de Saturno.

Esse corpo celeste é uma das 61 Luas de Saturno (conhecidas pelo homem), segunda maior Lua do Sistema Solar, e maior satélite natural de Saturno.

Esses mares não são formados por água, mas por  hidrocarbonetos como metano e etano, que estão em estado líquido e sua temperatura em média é de -180°C.

O NIAC (Conceitos Inovadores Avançados da NASA), é quem financia esse projeto, e tem por objetivo deixar os cientistas soltos em sua ideias e propostas, ou seja, incentivados a pensar diferente.

Na Conferência de Ciência Lunar e Planetária, no Texas (EUA), o cientista que está nesse projeto Ralph Lorenz disse, "É muito libertador, você pode deixar sua imaginação correr solta". Ele disse acreditar nessa missão, tendo recurso, tempo e tecnologia.

As tecnologias existente podem ser adaptadas para essa missão, que seria o caso dos submarinos não tripulados de uso amplo de propósitos militares, exploração petrolífera e investigação científica.

Uma proposta, é a ideia de levar o submarino robô em uma  mininave espacial militar americana X-37B, o submarino robô seria levado na área de carga da nave, e os dois seriam lançados ao espaço em um foguete, já estando em Titã, a espaçonave entraria em sua atmosfera.

O submarino poderia ser levado ao mar por duas alternativas possíveis:
Uma seria o X-37B, abriria o compartimento de carga e liberaria o submarino robô ainda no voo.

A outra seria, a espaçonave pousa na superfície do mar, antes afundar abriria seu compartimento de carga e liberaria o submarino robô.

Pelo projeto, o submarino robô vai percorrer uma distância de 2 mil quilômetros durante 90 dias no Kraken Mare (um dos maiores mares de Titã).

"A transmissão de dados por uma distância de um bilhão de quilômetros requer uma antena grande", explicou a agência no estudo sobre o submarino.

Nesse período o submarino robô fará estudos científico. "O veículo contará com uma câmera para observar o estado do mar, a paisagem do litoral e fará observações meteorológicas", afirma a Nasa.

Fonte:
https://www.youtube.com
http://www.bbc.co.uk
http://exame.abril.com.br
https://www.google.com.br
http://pt.wikipedia.org                                                    

sábado, 28 de março de 2015

As sereias...

Ser mitológico, que veio proveniente da cultura e tradição nórdica, que á parte mulher (cabeça e tronco) e parte peixe (cintura para baixo).

As sereias vivem nos rios e oceanos e são um perigo para a navegação marítima, pois com seu canto elas atraem os marinheiros para a morte. A única forma de vencer uma sereia é cantar melhor que ela.

Lenda das sereias:

Filhas o rio Achelous e da musa Terpsícore, habitavam os rochedos entre a ilha de Capri e a costa da Itália. Eram tão lindas e catavam tão lindamente que atraiam as tripulações das embarcações que passavam por ali, para que os navios colidissem contra os rochedos e afundassem.


No Brasil, a sereia é  Iara (conhecida também como Mãe das Águas), vive no norte do país, onde passa grande parte do tempo admirando seu reflexo na águas, penteando seus cabelos e brincando com os peixes.

Com seu canto irresistível acostuma atrair homens até o fundo do rio, de onde nunca mais eles voltam, mas quando voltam ficam loucos pelo encantamento da sereia. Só um pajé pode voltar o homem ao normal e cortar o encantamento.

O nome Iara é de origem indígena, Yara, "aquela que mora na água"

Os índios contam que Iara era uma grande guerreira indígena, muito elogiada por seu pai, seus irmãos com ciúmes resolveram matá-la, mas ela ouviu o plano e matou seus irmão para se defender, e fugiu para as matas, mas seu pai a seguiu e a capturou, jogando-a no rio Solimões (região amazônica), os peixes a salvaram e como era noite de luz cheia, ele se transformou em sereia.

O livro de  a Odisseia de Homero diz que Odisseu consegui salvar-se porque pediu para ser amarrado no mastro do navio e deu ordem que sua tripulação usassem cera nos ouvidos, dessa forma conseguiram passar pelas sereias.

Há também na literatura, Orfeu que cantou mais lindamente e com encanto que conseguiu superar o fascínio do canto das sereias, assim nada sofreu.

Mas para os crédulos, existem citações e relatos de que as sereias já foram avistadas algumas vezes, um dos casos mais famosos, foi de Cristóvão Colombo, que relatou ter avistado sereias enquanto ele estava no mar.
Ele escreveu:  "Elas não eram tão bonitas como pareciam ser nas pinturas, embora até certo ponto elas tinham uma aparência humana na cara..." (As viagens de Cristóvão Colombo - 1493).

Em 06/03/2013, o Geólogo Marinho, Dr.Torsten Schmidt, gravou um vídeo quando estava 3.000 metros de profundidade na costa da Groenlândia, com uma sonda submarina capturou uma imagem que parece ser de uma espécie que lembra uma sereia (ver foto). Link: https://youtu.be/LV7VOib_018

Publicado em 01/06/2013, Kiryat Yam de Israel, filmou uma espécie que também lembra uma sereia (ver foto). Link: https://youtu.be/7FvQJZD1g5w


Fonte:
http://pt.wikipedia.org
http://prisaoplanetaria.com
https://www.google.com.br
http://www.suapesquisa.com

Um ano no espaço...

A nave espacial Soyus TMA-16M, estão levando para a Estação Espacial Internacional (ISS), três tripulantes a bordo, sendo um norte-americano, o astronauta (Nasa) Scott Kelly  e dois Russos, os cosmonautas Mikhail Kornienko e Gennady Padalka (Roscosmos).

O lançamento da Soyus foi realizado no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão dia 27/03/2015 às 16:42'h (horário de Brasilia) ou 28/03/2015 às 00:42' (Cazaquistão), com retorno (um ano) previsto para março de 2016 na nave Soyus TMA-18M.

O astronauta norte-americano e o cosmonauta Russo, vão morar e trabalhar durante um ano na Estação Espacial ajudando os cientista entender como o corpo humano reage e se adapta ao ambiente rude do espaço.

"A missão de Scott Kelly é fundamental para fazer avançar o plano do governo para enviar seres humanos em uma viagem a Marte", disse o administrador da Nasa Charles Bolden. "Vamos ganhar novas percepções detalhadas sobres as formas de longa duração do voo espacial afetar o ser humano".

As informações de 342 dias que Scott Kelly e Kornienko, serão usados para descobrir se há mais maneiras de como reduzir riscos de missões futuras de longa duração e missões no espaço profundo.

Em paralelo:

Em março de 2016 quando retornar, o astronauta Scott Kelly irá passar por exames detalhados, para saber se houve alguma mudança de qualquer degeneração ou evolução que ocorre no corpo humano devido a exposição prolongada a um ambiente de microgravidade.

Scott Kelly e seu irmão gêmeo idêntico, ex astronauta da Nasa Mark Kelly, irão passar por diversos estudos genéticos comparativos, assim como, exames de sangue, físico e psicológico. Será um comparativo para ver se houve alguma mudança sutil causada no voo espacial de uma missão de um ano.

                                                     


*Paradoxo dos gêmeos, é uma das mais inspiradas ideias de Albert Einstein, essa ideia baseia-se na pergunta, porque o irmão que viajou está mais jovem ao regressar?

Fonte:
http://www.nasa.gov
http://cbn.globoradio.globo.com
http://www2.uol.com.br
https://translate.google.com.br

sexta-feira, 27 de março de 2015

Escatologia, você sabe o que é?...

É um termo moderno que indica a parte da filosofia e teologia, que trata da teoria do fim do mundo, a extinção da humanidade e da vida na Terra, seria as fases finais ou extremas da vida humana e do mundo.

Em alguma religiões, a escatologia é uma doutrina que refere ao profetizado, ao fim do mundo, e ao apocalipse.
Acontecimentos do juízo final, no caso é a ideia de morte e ressurreição.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org
https://padrepauloricardo.org
https://www.google.com.br                                                  

quinta-feira, 26 de março de 2015

Ciência... (frase)

"A ciência está atrás do que o universo realmente é, não do que nos faz sentir bem". (Carl Sagan)



quarta-feira, 25 de março de 2015

Clonagem de Mamute-lanoso...

Um mamute-lanoso (extinto), foi encontrado há dois anos, congelado em um excelente estado de conservação, poderá ser ser clonado.

O mamute foi descoberto em maio de 20013 e estava congelado aproximadamente 28 mil anos em uma ilha Ártica, fora da Sakha República, a maior região da Russia.

Uma equipe de cientistas liderado pelo Dr. Hwang Woo Sul, professor da Fundação Coreana Biotechnology Research, se reuniram no Extremo Oriente Russo, onde tiveram uma seleção de amostrar de tecido ósseos retirados de uma perna dianteira, será encaminhado para teste de DNA e saber a quantidade de dados que podem ser extraídos do animal extinto.


Dr. Semyon Grigoriev, Diretor do Museu Mammoth em Yakutsk disse: "Se as amostras são boas e nosso trabalho coordenado, eu acho que vai permitir em que um ou dois anos para decifrar primeiro genoma nuclear do mundo do mamute. Hoje a tecnologia permite".

O laboratório de paleontologia  molecular na Russia, vai realizar uma extensa análise de células vivas do mamute e DNA, como já fazem com outros animais encontrados na região.

 O Laboratório da Universidade Federal Norte-Oriental e a Coreia, são parceiros nesse estudo. (essa pesquisa está sendo realizada por Sul-Coreanos e russos).

                                                                   *****
Mamute-lanoso, foi a última espécie de mamute que se adaptou as regiões mais ao norte do planeta. Eles eram animais de tamanho modesto com um porte aproximado do elefante asiático atual.

                                                     
Fonte:
http://siberiantimes.com
http://www.nbcnews.com
https://www.google.com.br
http://pt.wikipedia.org

terça-feira, 24 de março de 2015

Solstício...

Os movimentos da Terra, a Rotação e a Translação (vide no blog 22/02/2015 Movimentação da Terra), são responsáveis por alguns fenômenos; o Solstício é um deles e ele se dá no momento que o Sol atinge maior declinação em latitude medida a partir à linha do equador. Ocorrem duas vezes no ano, no verão dias longos e no inverno noites longas.

Com os movimentos da Terra, o Sol é distribuído desigual nos hemisférios, sendo que no hemisfério Norte o Solstício de verão ocorre por volta dia 21 de junho e o Solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. No hemisfério Sul, o fenômeno é simétrico, o Solstício de verão ocorre em dezembro e o Solstício de inverno em junho.

*Em algumas culturas o Solstício de verão é festejado com muita alegria, pois corresponde com a vitória da Luz sobre a Escuridão.

Fonte:
http://www.brasilescola.com
https://www.google.com.br
http://pt.wikipedia.org

segunda-feira, 23 de março de 2015

23 de março Dia da Meteorologia...

Comemora-se nessa data o dia da meteorologia, a data surgiu em 1961 devido a celebração da criação da Organização Meteorológica Mundial (OMM), instituição ligada a Organização da Nações Unidas (ONU), e que foi fundada em 1950.

A meteorologia, é a ciência que estuda a atmosfera e seus fenômenos imediatos, responsável por previsões e diagnósticos sobre o estado atmosférico, ou seja, analisar e prever as ações climáticas da Terra.

A meteorologia (estuda o tempo imediato) e a climatologia (estuda o clima médio e longo prazo), são áreas distintas, mas estão ligadas porque uma depende da outra no conhecimento e na compreensão. A meteorologia está mais ligada à física, e a climatologia está mais para a geografia, e para um bom profissional de respeito, tanto de uma como de outra dessas ciências, deve ter noção em ambas as áreas.

Fonte:
https://www.google.com.br
http://www.mundoeducacao.com
http://www.brasilescola.com
http://www.calendarr.com

domingo, 22 de março de 2015

Novas evidências sobre surgimento da vida na Terra...

A revista Nature Chemistry, publicou um estudo que os principais elementos que foi necessários para a formação das primeiras formas de vida, existem no planeta.

Os cientistas para tentarem reproduzir o provável processo em que o planeta passou, utilizaram componentes da Terra no surgimento da origem da vida.

Os componentes usados para tentar criar compostos que, eventualmente, pudessem gerar material genético para a formação do DNA, foram: sulfeto de hidrogênio, ácido cianídrico e raio ultravioleta; porém os cientistas acreditam que o processo deve ter tido uma influência externa.

Os pesquisadores teorizam que meteoritos podem ter atingido a superfície terrestre, o que gerou uma reação com o nitrogênio na atmosfera para criar o cianeto de nitrogênio. Essa substância na água poderia ter interagido tanto com o sulfeto de nitrogênio, tanto com a luz ultravioleta do Sol, criando condições necessárias para a vida.

                                                       

Fonte:
http://oglobo.globo.com
https://www.google.com.br

Dia Mundial da Água - 22 de março...

Em março de 1992, a Organização da Nações Unidas (ONU) criou o dia em que se comemora a água, fixando dia 22 de março de cada ano.

Esse é um dia em que é feito reflexões, debates e discussões pela preocupação de preservar ao máximo nosso maior bem de consumo, a água.

Declaração Universal dos direitos da água, divulgada pela  ONU em 1992:

1 - A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 - A água é a seiva do nosso planeta;

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 - O equilíbrio e futuro do nosso planeta, depende da preservação da água e de seus ciclos;

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 - A água não é doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída e nem envenenada;

8 - A utilização da água, implica respeito à lei;

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra;

*2013 foi o Ano Internacional de Cooperação pela a Água, o ano foi definido pela UNESCO, como forma de incentivar o uso racional dos recursos hídricos do planeta.

**Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso a água potável, segundo a UNICEF, cerca de 1.400 crianças menores de cinco anos de idade morrem por dia, por falta de água potável, saneamento básico e higiene.


"Só percebemos o valor da água, depois que o poço seca" (provérbio popular)

Fonte:
https://www.google.com.br
http://pt.wikipedia.org
http://www.suapesquisa.com
http://www.brasilescola.com

Equinócio...

É um fenômeno em que a duração do dia é igual a duração da noite (exatamente 12 horas), e os hemisférios Norte e Sul, recebem a mesma quantidade de luz.

O equinócio só ocorre duas vezes ao ano, normalmente dia 21 de março e 23 de setembro, no momento da mudança de estações.

Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério Norte e do outono no hemisfério Sul. Em setembro ocorre o contrário, o equinócio marca o início do outono no hemisfério Norte, e da primavera no hemisfério Sul.

A diferença na distribuição dos raios do Sol nos dois hemisférios é causado pela inclinação de aproximadamente 23°27' do eixo de rotação da Terra (movimento que a Terra faz em torno do seu próprio eixo).

As datas dos equinócios podem variar de um ano para outro ano, isso porque tem os anos trópicos (período entre dois equinócios de março) não terem exatamente 365 dias.

A cada ciclo de quatro anos os equinócios tendem a atrasar, ao longo do  mesmo século as datas do equinócio tendem a ocorrer mais cedo. Esses atrasos só vão se desfazer no fim do século, quando houver uma sequência de sete anos consecutivos (2097 a 2103) em vez dos três habituais.

                                                       
Fonte:
http://pt.wikipedia.org
http://www.brasilescola.com
http://www.infoescola.com
https://www.google.com.br

sábado, 21 de março de 2015

Ieti é um urso?...

Ieti ou Yeti (tibetano), o Ieti, vive na região do Himalaia e tem cerca de 2 metros de altura e possui um odor fétido. A lenda diz, que é uma criatura humana peluda, conhecida como o Abominável Homem das Neves ou Pé Grande, e sua descendência seria de um rei macaco que se casou com uma ogra. Mas para a ciência o Ieti é apenas uma espécie de urso.

Pesquisadores sugerem que o Ieti, costuma acasalar com seres de outras espécies, então deixou descendentes por todo mundo com características semelhantes a sua e com fácil adaptação a tipos de lugares e climas diferentes.

Há relatos de aparições de criaturas com as mesma características do Ieti em outra partes do mundo que recebem nomes diferentes, como o Mapinguari na Amazônia, Sasquash no Canadá, Bigfoot nos Estados Unidos, Skunk Ape na Flórida e Orang Pendek na Indonésia. Nenhuma das aparições foram comprovadas.


Em 2014, pesquisadores da Universidade e Oxford - Reino Unido, analisaram 57 amostras de pêlos, alegando ser de Ieti, 36 amostras foram submetidas a teste de DNA.

A equipe de Brian Sykes concluíram que duas amostras de dois diferentes Ietis, foram correspondidas a de um urso polar misterioso, que ainda não era conhecido pela ciência.

Um novo estudo publicado pela revista Zookeys, conclui que amostras com o pêlo do Ieti, na verdade são de ursos pardos do Himalaia. Essa descoberta nega a anterior, que seria de um tipo de urso polar.

Aqueles que acreditam no Pé Grande, Abominável Homem das Neves ou Ieti, podem continuar acreditando, pois não houve exames realizados com fotografias, nem marcas dos pés, sons ou outras amostras. Foram exames feitos só com pêlos.

Agora a pegunta fica, qual espécie de urso o Ieti realmente pertence, e será que ele é mesmo um urso?
Vamos esperar um dia por essa resposta.

Desde 1961, O governo de Nepal declarou oficialmente que Ieti existe.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org
https://www.google.com.br
http://news.discovery.com

Elementais...

São pequeno seres, também conhecidos e chamados de espírito da natureza, porque contribuem na defesa e a favor do desenvolvimento dos recursos da natureza (a fauna e a flora), e podem também exercer influência sobre os seres vivos.

Os Elementais possuem aspecto de pontos de luzes fixas ou pontos brilhantes, mas podem assumir qualquer forma e padrões humanos, como camponeses da idade média (preferido).

Eles são dividido em reinos diferentes, mas são ligados aos princípios básicos da existência: o Fogo, a Água, a Terra e o Ar.

Seriam eles:
- Silfos (Elfos), são os Elementais do Ar. (ventos e tempestades)
- Salamandras, são Elementais do Fogo. (Sol)
- Ondinas (Ninfas) , são Elementais da Água. (mares, rios, lagos e cachoeiras)
- Gnomos, são Elementais da Terra. (pedras e os minérios)

Tem um gênio para cada um dos Elementais, quando invocados, tem que ser pelo nome de seu gênio:
- Gob, gênio da Terra
- Djin, gênio do Fogo
- Paralda, gênio do Ar
- Nicksa, gênio da Água

Oração ao elementais:
Pequeninos guardiões
Seres de luz infinita
De dia me tragam a paz
De noite os dons da magia
Invisíveis guardiães
Protejam os quatros cantos da minha alma
Os quatros cantos da minha casa
Os quatros cantos do meu coração.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org
http://www.spectrumgothic.com.br
http://www.magiadourada.com.br
http://www.portalangels.com
https://www.google.com.br

sexta-feira, 20 de março de 2015

Esperando... (frase)

"Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser conhecida" (Carl Sagan - cientista, astrônomo e cosmólogo)


quinta-feira, 19 de março de 2015

Orion...

É uma nova nave espacial construída pela NASA, que vai transportar seres humanos, o mais longe no espaço, onde nunca foi anteriormente. Construída para transportar astronautas à Lua, à asteroides, à Marte, ao espaço profundo.

Vai possuir abort (abortar) de emergência, dará uma sustentação a tripulação e fazer com que o retorno à Terra, seja seguro.

Em dezembro de 2014, foi o seu primeiro teste de voo, foi realizado com sucesso. Na próxima vez, Orion terá um voo além da órbita da Lua.

A nave espacial Orion, vai ter a tecnologia mais moderna, e em muitas áreas também a tecnologia será de ponta, assim como nos computadores, eletrônica, suporte de vida e propulsão.

A Nasa está usando a nova tecnologia e também as experiências aprendidas em missões anteriores para a nova nave Orion. Transportará uma tripulação seis astronautas, e uma nova versão do escudo térmico, que vai manter os astronautas seguros no módulo na re-entrada na Terra, quando voltarem do espaço profundo

 A Orion é baseada no projeto ônibus espacial ( project space shuttle, em inglês):

- Tecnologia do ônibus (vaivém)  espacial:
970 azulejos exteriores da Orion, são feitos o mesmo material que as telhas que protegiam o traslado.

- Módulo de serviço:
O módulo de serviço da Orion no seu segundo voo, usará motores recondicionados do programa do ônibus espacial.

- Os assentos da tripulação que voarão em missões futuras, irão incorporar os avanços do programa do ônibus espacial para reduzir a massa, mas ainda proteger a tripulação.

Fonte:
http://www.nasa.gov
https://translate.google.com.br
http://pt.wikipedia.org

quarta-feira, 18 de março de 2015

Biodiversidade...

Variedade de organismos vivos encontrados no ambiente. Ela pode ser "medida" por número de espécies diferentes e até mesmo pelas diferenças genéticas entre indivíduo da mesma espécie, ou seja, é adversidade de toda natureza viva.

São diversas áreas que estudam a biodiversidade (adversidade biológica), com destaque a: ecologia, biogeografia, sistemática, biologia evolutiva, paleobiologia, e bilogia da conservação (estuda as causas da perda da biodiversidade).

A amazônia tem a maior biodiversidade do planeta, apenas 10% dela é conhecida pela ciência:

Apresenta uma variedade de vegetação riquíssima, e também uma variedade enorme de animais.

Calcula-se que uma única árvore da floresta, pode ser encontrada mais de mil espécies diferentes de insetos.

Fonte:
http://veja.abril.com.br
http://www.sobiologia.com.br
https://www.google.com.br
http://www.todabiologia.com
http://pt.wikipedia.org

terça-feira, 17 de março de 2015

Eclipse solar...

O Eclipse solar de sexta feira dia 20/03/2015, será visto total, ao extremo norte do Oceano Atlântico, nas ilhas Faroé (Dinamarca) e Svalbard (Noruega) e na região Ártica.
No resto do mundo será visto parcial; segundo o Observatório Astronômico de Lisboa.

O Eclipse solar, é um fenômeno que ocorre sempre que a Lua sobrepõe ao Sol, ou seja, a Lua fica entre a Terra e o Sol.

Existe quatro tipos de Eclipse solar:
- Eclipse solar parcial: apenas uma parte do Sol é coberta pela Lua
- Eclipse Total: a Lua cobre todo o Sol.
- Eclipse anular: quando a Lua cobre o Sol, mas ao redor da Lua se vê um anel de luminosidade.
- Elipse solar híbrido: quando a curvatura da Terra faz com que alguns lugares vejam o anular e outros lugares veem total.

* O último Eclipse solar total, foi em 03/11/2013.

Cuidados :
- Não olhar para o Sol diretamente sem proteção.
- Usar filtros solares oculares, mesmo assim olhar em curto tempo. (são vendidos em lojas de  material astronômico ou por revistas de astronomia).
- Não fazer uso de negativo de fotografia, óculos escuros, radiografia, disquetes, CD, DVD e papel alumínio.

Olhar o Sol sem proteção, pode causar uma lesão indolor e prejudicar a visão, tendo distorções de imagens e alterações da cores.
Nas criação a radiação que chega até a retina, é maior que nos adultos, então o cuidado deve ser redobrado.
Mesmo com proteção adequada, não deve ficar mais de 30 segundos olhando para o Sol, e o intervalo deve ser no mínimo 3 minutos. Recomendação da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org
http://www.nbcnews.com
http://www.timeanddate.com
http://oal.ul.pt
http://www.movenoticias.com
https://www.google.com.br

                                                               Ilustração

Só um alerta...

O derretimento de gelo na Antártida está cada vez maior, o planeta pede socorro, pois o jeito que vai indo, logo não precisará do Sol daqui 5 milhões de anos para acabar com a Terra, o ser humanos vai conseguir acabar com o nosso planeta bem antes disso.


*Créditos das imagens do derretimento no vídeo: NASA - Washington Post - HBO.

segunda-feira, 16 de março de 2015

A Lua está se afastando da Terra...

A Lua é o satélite natural da Terra, sua distância era aproximadamente 384.400 km em relação a Terra, atualmente está 18 vezes mais distante desde sua formação há 4,5 bilhões de anos.

A uma velocidade de 3,78 cm/ano, a Lua se afasta da Terra. No dia 14/03/2015 a distância exata entra a Lua e a Terra estava em 393.499 km, 257 m e 798 mm. (em uma entrevista da BBC)

A atração que existe entre a Lua e a Terra, provoca efeitos nas marés. Muitos cientistas dizem que a Lua foi fundamental para a existência de vida na Terra, e sem ela não poderíamos estar aqui.

A Lua e a Terra estão unidas no mesmo campo gravitacional, mas devido a enorme quantidade de água que tem na superfície do nosso planeta, faz com que a Terra gira mais devagar, isso acelera o movimento da Lua, ou seja, ela gira muito mais rápido, e quanto mais rápido, mais se fasta.

Com a Lua mais distante, alguns efeitos será sentido no nosso planeta, assim como:

- A Terra gira mais de vagar, os dias serão mais longos.(a cada século, 2 milésimo de segundo está mais longo).

- O inverno mais frio e o verão mais quente ( os animais sofreriam devido o extremo climático).

- As marés mais fracas, a força gravitacional da Lua influência nas mares ( mesmo sem a Lua as marés existiriam).

Como essa mudança é devagar, não estaremos aqui para presenciar. Então nada de ficar preocupado.

E também é um fato que a Terra e a Lua vão chegar em um equilíbrio, por mais que o nosso planeta diminua a velocidade, a Terra vai girar na mesma velocidade que orbita a Lua. Esse equilíbrio vai fazer com que a Lua deixe de se afastar.

Bem antes que isso aconteça, daqui aproximadamente 5 bilhões de anos, o Sol irá se expandir e virar uma enorme bola incandescente e ocupar as órbitas de Mercúrio, e de Vênus, e também a nós e a Lua, ou seja, ele irá consumir as órbitas.

Se isso vier a acontecer, devido as temperaturas altas, toda espécie de vidas já estariam desaparecido.

                                                   

Fonte:
http://www.abril.com.br
http://www.bbc.co.uk
https://www.google.com.br

domingo, 15 de março de 2015

Nova ilha formada por erupção...

Em dezembro de 2014, devido o erupção de um vulcão submarino o Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, que fica no arquipélago polinésio de Tonga, uma nova ilha se formou, a formação se deu no começo da erupção. Essa foi a segunda vez que esse vulcão entrou em erupção em cinco anos.


Sua localização fica a 45 km a noroeste da capital NuKu'alofa, a ilha tem 500 metros de comprimento e 250 metros de altura.

Segundo Matt Watson, especialista em perigos naturais da Universidade de Bristol - Reino Unido, provavelmente a superfície da ilha ainda é muito instável. "O material está solto e ainda não se consolidou", disse Watson.

"A ilha foi formada pela fragmentação do magma. Por isso basicamente é formada por um amontoado de rochas. Pra ir lá, teriam que me convencer com argumentos científicos sólidos, do contrário, não iria". Acrescentou  o especialista.

Fonte:
http://www.bbc.co.uk
https://mapsengine.google.com
https://www.google.com.br

Marcas fossilizadas...

No interior da Paraíba (Brasil), aos a redores da cidade de Sousas, próximo a comunidade Lagoa do Fogo, marcas nas rochas datadas aproximadamente 120 milhões de anos, época do Cretáceo inferior (aproximadamente 142 milhões a 100 milhões de anos atrás), nessa época os seres humanos não habitavam a Terra, essa época os dinossauros que habitavam o nosso planeta.

A Cidade de Sousa, devido as diversas e inúmeras pegadas de dinossauros fossilizadas, a cidade possui a segunda maior trilha de pegadas no mundo.

O que intriga,  são as marcas nas rochas, que parecem rastros de veículos, mas seria impossível
devido a época em que foi datada, seria uma coincidência causada pela natureza, ou então poderia ter sido marca de veículo de alguma civilização alienígena?

Essa reportagem está no *YouTube, não posso afirmar o quanto é real ou não, mas coloco o link do vídeo e vocês tirem as suas próprias conclusões.
*Infelizmente não consegui postar vídeo.

Link : https://www.youtube.com/watch?v=rUhXNmzdpH4&t=159


Fonte:
http://ovnihoje.com
https://www.youtube.com
https://www.google.com.br

Arco-íris...

É um fenômeno meteorológico e óptico que separa a luz do Sol em seu espectro (intensidade de radiação) contínuo. É quando o Sol brilha sobre as gotículas de chuvas, fazendo aparecer um Arco Multicolorido, com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior.

Após chuvas, é comum ver um Arco-íris, devido as gotículas de água espalhadas pela atmosfera e mais luz solar, nos proporciona um lindo espetáculo..

Como a luz do Sol é composta por cores diferentes, estas refletem ao curvarem nas gotículas de água, e nesse processo as cores se separam, então podemos ver no céu uma faixa de várias cores.

Existe a possibilidade de acontecer com raridade, o aparecimento de um segundo Arco-íris no céu, ele fica fora do Arco-íris principal e é mais fraco. Esse fenômeno acontece quando há dupla reflexão da luz solar nas gotículas de água da chuva, o curioso é que devido essa reflexão extra, as cores do segundo Arco-íris são invertidas, das cores do Arco-íris principal.

A ordem das cores do Arco-íris são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.

O nome Arco-íris, vem da mitologia grega, faz referência a deusa Íris, tinha a função de mensageira do divino, então por onde ela passava pelo céu, deixava um rastro multicolorido.

Fonte:
http://noticias.terra.com.br
https://www.google.com.br
http://oglobo.globo.com
http://www.suapesquisa.com
http://pt.wikipedia.org

sábado, 14 de março de 2015

Hoje é o dia do Pi (TT)...

Pi (TT), é a razão de um círculo em relação sua circunferência e diâmetro, ele é representado por 3.14... É uma letra grega, importante para os cálculos matemáticos.

Como nos Estados Unidos no calendário o dia vem depois do mês, ou seja 03/14, fica sendo 3.14... que representa o Pi (TT); e esse ano é 15, então fica 3.1415, que sãos cinco primeiros números do Pi.

E para ficar ainda mais interessante, a combinação 3/14/15, após e antes  do  meio dia  9:26:53,  as marcações do relógio, vão  dar uma  sequências  de  dez  dígitos do Pi = 3.141592653...
Essa ocorrência só irá se repetir por mais um século.

O organizador da primeira celebração do Pi (TT), foi o físico Larry Shaw  em 1988 que trabalhava no San Francisco Exploratorium Museum.


E por falar em números, também hoje 14/03 é aniversário de Albert Einstein, físico teórico alemão, radicado nos Estados Unidos a partir de 1933, que desenvolveu a teoria da relatividade geral.
Fonte:
https://www.google.com.br
http://oglobo.globo.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.ebc.com.br

Drones...

Drones ou Drone, é um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) no inglês Unmanned Aerial Vehicle (UAV), ou Veículo Aéreo Remotamente Pilotado (VARP).

Para ser bem claro, é como um brinquedo aéreo que você comanda por controle remoto, manobrando sem a necessidade de por as mãos nele, só mesmo por controle.

Os Drones, fazem tarefas que o ser humano não consegue por difícil acesso ou porque podem ser arriscadas. Eles chegam a ter funções também muito complexas no seu uso.

Esse tipo de aparelho, é usado por militares ou agência de seguranças que fazem vigilâncias. Outras profissões também utilizam os Drones, assim como: fotógrafos, cinegrafistas e serviços de limpezas de materiais tóxicos.

Se for pensar bem, os Satélites, Sondas e Robôs espaciais, são Drones utilizados pela NASA e pela ESA na exploração do espaço ou vigilância do nosso planeta.

Os Drones mais apropriados também são utilizados em ambientes hostis e também nas profundezas de oceanos onde submarinos tripulados não podem chegar.

A Força Aérea Norte-Americana possuem Drones que  pode chegar no valor de US$ 800 mil e US$ 1 milhão, para se ter uma ideia, um caça pode chegar no valor de US$ 65 milhões.

*Hoje já é possível comprar um Drone em lojas especializadas, o valor aqui no Brasil, é a partir de 2.000 reais.
São leves, e as baterias são pequenas, isso faz com que o tempo de uso seja limitado

                                                                       ***



Fonte:
http://www.techtudo.com.br
http://www.oficinadanet.com.br
https://www.google.com.br
http://pt.wikipedia.org
https://www.youtube.com

Imagens noturnas da Terra tiradas pela Nasa...

Fotos tiradas a noite da Terra por satélite da Nasa.

As imagens foram tiradas no ano de 2012. Só foi possível essas imagens graças ao "dia-noite band" do Visible Suíte Infrared Radiometer imagem.
VIIRS detecta a luz numa gama de comprimento de onda verde para o infravermelho próximo e usa técnicas de filtragem para observar sinais escuros, como tochas de gás, auroras, incêndios florestais, luzes da cidade e refletir o luar.

Luzes nas cidades, lugares e países...

                          Todas imagens da Terra são  créditos da Nasa com parcerias.





Fonte:
http://www.earthobservatory.nasa.gov

sexta-feira, 13 de março de 2015

Oceano é detectado na Lua de Júpiter...

Entre os anos de 1995 e 2003, a nave Galileo, cumpria sua missão exploratória na órbita de Júpiter, e deu indícios que havia um oceano embaixo da superfície da Lua Ganímedes.

No dia 12/03/2015 (quinta feira), cientistas confirmaram quando utilizavam o Telescópio Espacial Hubble, que a Lua Ganímedes realmente possui um oceano em baixo de uma crosta superficial de gelo. Essa descoberta aumenta probabilidade de haver vida, afirmam os cientistas da Nasa que operavam o Hubble.

Assim como a Terra, Ganímedes possui um núcleo de ferro fundido que gera um campo magnético ligado ao de Júpiter, causando a formação de duas faixas de auroras brilhantes nos polos Norte e Sul da Lua Ganímedes. Quando o campo magnético de Júpiter se altera com a rotação, isso faz com que as auroras de Ganímedes se agitam.

As auroras são fenômenos físicos provocados pela interação de partículas carregadas eletricamente, com os prótons, elétrons ou íons e o campo magnético de um corpo celeste.

Usando modelos produzidos por computadores, os cientista chegaram a conclusão, que o oceano é salgado, por tanto é capaz de conduzir eletricidade abaixo da superfície da lua, que se contrapõem a atração magnética de Júpiter.

A Lua Ganímedes, é o principal satélite natural de Júpiter, o maior do sistema solar, sendo maior que o planeta Mercúrio, em termos de tamanho. Com um diâmetro de 5.262 km (3.280 milhas).

Foi descoberto por Galileu Galilei, em 07 de janeiro de 1610.

Este imenso satélite orbita Júpiter a 1,07 milhões/km de distância.

A distância entre Ganímedes e o planeta Terra é de 628.300.000/km. Seu período orbital é de 172 horas.

Fonte:
http://exame.abril.com.br
http://ciencia.estadao.com.br
http://pt.wikipedia.org
http://g1.globo.com
https://www.google.com.br

quinta-feira, 12 de março de 2015

Nasa testa foguete mais poderoso da história para levar missão a Marte...

A Nasa testou no deserto do Estado americano de Utah, o propulsor do maior foguete já construído no planeta.

A Agência Espacial não produzia há décadas um foguete com força suficiente para ir à Lua. O que está sendo testado poderia chegar até a Marte.

Mas a tecnologia do motor, de acordo com os especialistas, existe há mais de cem anos.

Fonte:
http://www.bbc.co.uk
https://www.youtube.com
https://www.google.com.br

quarta-feira, 11 de março de 2015

Você sabe o que é Plasma?...

Plasma, é uma coleção de átomos neutros, elétrons livres e íons positivos, assim, são átomos que perderam elétrons. Para formar um plasma é necessário fornecer aos átomos, energia suficiente para que eles se dissociem, de modo, normalmente, é necessária uma alta temperatura para formar e manter um plasma.

O plasma é um bom condutor de eletricidade e muito sensível a campos magnéticos; é um gás ionizado, devido suas propriedades, ele é considerado o quarto estado da matéria, sendo os outros três: o sólido, o líquido e o gasoso.

A maior parte do gás do espaço, encontra-se no estado de plasma, esta condição se concretiza devido as temperaturas elevadas que ocorrem próximo das estrela, ou a radiação de alta energia, como os raios ultravioletas.

Exemplo de plasma cósmico: O vento solar é um exemplo de plasma. Assim como todas as estrelas possuem também plasma.

Exemplo de plasma na Terra: O raio é um exemplo de plasma na superfície de nosso planeta.

Exemplo de plasma artificial: São encontrados na de telas de plasmas, inclusive TV,

Fonte:
http://www.astromia.com
http://fisica.ufpr.br
http://pt.wikipedia.org
http://www.mundofisico.joinville.udesc.br

terça-feira, 10 de março de 2015

Neil Armstrong, guardava "objeto da Lua" em seu armário...


Uma sacola branca foi achada no armário do astronauta Neil Armstrong (o primeiro homem a pisar na Lua), nela continha objetos que foi usados na primeira viagem a Lua em 1969.
Eram diversos objetos que deveriam ser deixados na Lua após o pouso. Informou a Instituição Smithsonian.

Esses objetos foram encontrados pela esposa de Neil Armstrong, quando limpava sua casa em Cincinnati, Ohio, EUA.

Entre todos objetos estava está uma câmera que foi montada na janela do módulo lunar Eagle para registrar o pouso e duas amarras de cintura. Armstrong usou uma delas para apoiar os pés durante o seu período de descanso na Lua. Segundo  Allan Needell, Curador de História Espacial no Nacional Air and Space Museum.

Os itens estavam guardados em uma sacola branca, conhecida informalmente como bolsa McDivitt, usada na Eagle  para armazenar objetos.

De acordo com transcrição da missão, Armstrong descreveu os objetos para o astronauta Michael Collins, que ficou em órbita ao redor da Lua, a bordo da nave de comando como "só um monte de lixo que queremos levar de volta, peças, restos...".

Allan Needell, disse que até onde ele sabe, Armstrong jamais os mencionou e ninguém viu os objetos desde os 45 anos de seu retorno à Terra.


A câmera e as amarras que  Armstrong usou para seu descanso,  fazem parte de uma exposição temporária no Nacional Air and Space Museum.

                                                                 ***

Neil Alden Armstrong, foi um astronauta dos Estados Unidos, piloto teste e aviador naval, escreveu seu nome na história sendo o primeiro homem a pisar na Lua, como comandante da missão Apollo 11.

"Aqui os homens do planeta Terra puseram pela primeira vez os pés na Lua em 20 de julho de 1969. Viemos em paz em nome de toda Humanidade"

- Nasceu no dia 05 de agosto de 1930 em Wapakoneta, condado de Auglaize, Ohio, EUA.

- Morreu no dia 25 de agosto de 2012 em Cincinnati, Ohio, EUA.


Fonte:
https://www.google.com.br
http://pt.wikipedia.org
http://g1.globo.com
http://exame.abril.com.br
http://noticias.uol.com.br
http://www.biography.com

segunda-feira, 9 de março de 2015

Espiada no divino... (frase)

"Minha visão de nosso planeta foi como uma espiada na divindade". (Edgar Dean Mitchell é um astronauta, engenheiro e piloto norte-americano, o sexto homem a pisar na Lua, como piloto do módulo lunar Antares na missão Apollo 14, em 9 de fevereiro de 1971.)

domingo, 8 de março de 2015

Criatura "O Feio"...

No começo do mês de maio de 2010, os habitantes da reserva Big Trout Lake, no norte da província de Ontário, no Canadá (onde o acesso é apenas de avião), encontraram um corpo de uma criatura estranha próxima a um lago.

Uma criatura com cerca de 30 centímetros de comprimento e  "uma cara quase humana",  foi assim descrito pelo site da comunidade que pertence a etnia indígena Oji-Cree.

Essa notícia provocou uma intensa discussão sobre essa criatura, que nunca fora vista anteriormente ou seria uma deformidade de uma espécia por ter ficado submersa no lago.

Alguns moradores,da reserva indígena, acham que "o monstro"  é uma  estranha  criatura  quase lendária  chamada  "omajinaakoos"  na  língua local, o  significado é  "O Feio", e que não era visto a quase meio século.

Na página da comunidade, na internet, foram colocadas fotos que mostram  que a criatura, tem um corpo alongado, pelos marrons e uma cara pálida, com presas (dentes) curvadas e longas. Olhos serem coloração, onde dá uma certa má impressão na imagem.

Alguns indígenas mais velhos, pensam que essa criatura é uma espécie de mensageiro de más noticias. Segundo os meios de comunicação local.

"Ninguém sabe o que é, mas nossos antepassados o chamavam de "O Feio" , Ele quase nunca é visto, mas quando aparece é um mal augúrio. Algo mau vai acontecer segundo os nossos antepassados", escrito na página da comunidade.

Fonte:
http://g1.globo.com (22/05/2010)
https://www.google.com.br

Unicórnio do mar...

Pyrosome:
O nome científico  é  'Pyrostremma Spinosum, e recebe o apelido de unicórnio do mar, porque são raras as oportunidades de serem vistos, seu habitat natural é as profundezas dos oceanos, mais precisamente na Costa da Tasmânia.

Ele também é chamado de Pyrosome, e podem atingir o comprimento de 30 metros, sendo observado podemos compara-lo com uma água viva, devido a característica de seu corpo que é transparente.
Seu formato é cilíndrico, oco e  translúcido; composto por inúmeros pequenos clones chamados de zooides, que fazem a função de puxar a água por meios de seus tubos.

Essa espécie se alimenta de plâncton (microorganismos, a base da cadeia alimentar do ecossistema aquático) que é feita durante o processo de empurrar a água filtrada para fora do seu corpo.

Eles nadam livremente nas colunas de água, que significa que é uma espécie  pelágica.

                                                         
Narval:
Uma outra espécie marinha também apelidada de unicórnio do mar, é o Narval, seu nome científico é Monodon Monoceros, é um mamífero raro que vive nas águas geladas do  Polar Ártico. Da ordem dos cetáceos, parente da baleias.

Sua cor é cinza, podem chegar a medir 4,5 metros e pesarem aproximadamente 1,5 toneladas, e não possuem nadadeiras dorsal

É uma espécie conhecida pelo chifre que sai da sua cabeça, que na realidade é um dente dos dois únicos dentes, que os machos possuem, uns podem ter até dois 'chifres', já as fêmeas não tem, aliás, é raro encontrar, mas pode acontecer delas terem essas presas. As presas pode medir até três metros.

Se alimentam de pequenos peixes , devido a falta de dentição, acredita-se que o Naval nada em direção de sua presa, quando ela está no alcance da sua boca, eles sugam com força  para dentro.

É uma espécie que corre o risco de extinção, devido suas presas serem de marfim.

                                                           
Observação:
Tanto o Pyrosome, quanto o Narval, podem ser chamados de Unicórnio do mar, pois a nomenclatura não é oficialmente científica.

Outros:
*Unicórnio é um animal mitológico em forma de cavalo, geralmente branco, com um único chifre em espiral. Sua imagem está associada a pureza e a força. Conhecido também como licórnio ou licorne.




*Na astronomia, o unicórnio é o nome de uma constelação chamada Monoceros, uma constelação do equador celeste.
Fonte:
http://topbiologia.com
http://tvig.ig.com.br
http://meioambiente.culturamix.com
http://www.dicionarioinformal.com.br
https://www.google.com.br
http://pt.wikipedia.org

sábado, 7 de março de 2015

A mulher na Ciência...

Amanhã é o dia internacional da mulher, e o Blog ZM. Parabeniza à todas as mulheres.

Essa matéria é uma pequena homenagem as  mulheres que lutaram em prol da ciência superando preconceitos, barreiras e muitas até perderam as vidas, assassinadas por fundamentalistas fanáticos religiosos.

                                                        A mulher na ciência...

Há 4 mil anos, a sacerdotisa En Hedu'Anna da Babilônia, ajudou a decifrar as estrelas e desenvolver calendários, tornando-se um símbolo e referência importante para astrônomos e matemáticos.

Merit Ptah, foi uma cientista egípcia, considerada a primeira médica registrada no mundo. É também a primeira mulher da ciência, a ter o seu nome preservado.

Temistocleia, foi uma filósofa, matemática e alta profetisa de Delfos, um dos mais importantes oráculos da antiguidade Grega.

Hipátia de Alexandria, foi uma neoplatonista grega e filósofa do Egito Romano, sendo a primeira mulher documentada sendo matemática.
Chefe da escola platônica em Alexandria, também lecionou filosofia e astronomia.

Marie-Sophie Germain,  foi uma matemática, física e  filósofa francesa e com suas contribuições fundamentais à teoria dos números e à teoria da elasticidade.

Maria Gaetana Agnesi, foi uma linguística, filósofa e matemática italiana. É reconhecida como tendo escrito o primeiro livro que tratou simultaneamente, do cálculo diferencial e integral.


Amalie Emmy Noether, foi uma matemática alemã de nascimento, conhecida com suas contribuições de fundamental importância aos campos de física teórica e álgebra abstrata.


Lise Meitner, foi uma física austríaca que estudou radioatividade e física nuclear, tendo sido a descobridora da fissão nuclear.


Julia Hall Nowman Robinson, foi uma matemática norte-americana, conhecida por seu trabalho em problemas de decisão e problemas de Hilbert.


Sally Kristen Ride, foi uma astronauta dos Estados Unidos e a primeira mulher norte-americana a ir para o espaço, após as soviéticas Valentina Tereshkova e Svetlana Savitskaya.


Sonja Ashauer, foi uma física brasileira e a a primeira a concluir doutorado em Física. Defendeu em sua tese Eletrodinâmica Quântica, com o título "Problems in electrons and electromagnetic radiation" (Problemas em elétrons e radiação eletromagnética).


Para todas as mulheres meu aplauso...

Fonte:
http://www.agencia.fiocruz.br
https://www.google.com.br
http://www.cnpq.br
http://pt.wikipedia.org
https://translate.google.com.br